(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Festa do Oscar 2024

Leia também: Convenção Nacional da ABIP

PH

“Oppenheimer” faturou sete estatuetas durante a 96ª edição do Oscar
“Oppenheimer” faturou sete estatuetas durante a 96ª edição do Oscar

Festa do Oscar 2024

Como já era previsto, entre outras categorias, “Oppenheimer”, longa-metragem dirigido por Christopher Nolan, foi o grande vencedor do Oscar 2024, na noite deste domingo (10). Com 13 nomeações, venceu em sete categorias, incluindo melhor filme, direção, para Christopher Nolan, e melhor ator, para Cillian Murphy.

Uma das surpresas da noite foi o prêmio de melhor atriz. Depois de uma disputa acirrada, Emma Stone, por Pobres Criaturas, acabou triunfando sobre Lily Gladstone, de Assassinos da Lua das Flores – belo filme que saiu sem nenhum prêmio.

Barbie, que teve oito nomeações, saiu do prêmio com apenas uma estatueta: a de melhor canção original para What Was I Made For?, de Billie Eilish e Finneas O'Connell. Em melhor filme internacional, Zona de Interesse se consagrou – o longa de Jonathan Glazer ainda ganhou o prêmio de melhor som.

Emma Stone vence o Oscar de melhor atriz, por “Pobres Criaturas”
Emma Stone vence o Oscar de melhor atriz, por “Pobres Criaturas”

Festa do Oscar 2024...2

Também vale apontar a vitória de O Menino e a Garça, do mestre da animação Hayao Miyazaki, que superou a superprodução Homem-Aranha: Através do Aranhaverso.

Outro filme menor que venceu em cima de blockbusters foi Godzilla Minus One, de apenas US$ 15 milhões, que conquistou o prêmio de melhores efeitos visuais.

Entre os nomeados que confirmaram os seus favoritismos, estão os coadjuvantes Da'vine Joy Randolph, por Os Rejeitados, e Robert Downey Jr., por Oppenheimer. Cillian Murphy, que até chegou a entrar em uma pequena disputa com Paul Giamatti, por Os Rejeitados, mostrou que nunca deixou de ser o preferido ao prêmio de melhor ator, por Oppenheimer. E levou a estatueta.

A cerimônia ocorreu no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A apresentação ficou por conta do comediante Jimmy Kimmel. E, entre os pontos altos, destacaram-se a performance de Ryan Gosling cantando I'm Just Ken, e o cachorro Messi, de Anatomia de uma Queda, aplaudindo a cerimônia. Fofo.

Por dar vida ao “pai da bomba atômica”, J. Robert Oppenheimer, o britânico Cillian Murphy teve a sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator. E venceu. Ou seja, conta com 100% de aproveitamento
Por dar vida ao “pai da bomba atômica”, J. Robert Oppenheimer, o britânico Cillian Murphy teve a sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator. E venceu. Ou seja, conta com 100% de aproveitamento

Embaixadora da Louis Vuitton

A skatista maranhense Rayssa Leal, 16 anos, segue se consagrando como um fenômeno dentro e fora das pistas. Agora, a atleta de Imperatriz conquistou o universo da moda, tornando-se a primeira brasileira embaixadora global da marca Louis Vuitton.

Ela é parceira da grife desde 2023, mas foi confirmada como embaixadora na segunda semana de março. No ano passado, a conhecida Fadinha do Skate tinha marcado presença em um desfile da marca na Semana da Moda de Paris, na França. Na terça-feira (5), ela esteve no desfile de outono-inverno da marca. Na ocasião, tirou foto com a atriz Millie Bobby Brown, da série Stranger Things.

Rayssa se junta a um seleto grupo de embaixadores da Louis Vuitton: o grupo de K-pop Le Sserafim e a atriz Zendaya.

Embaixadora da Louis Vuitton...2

Rayssa foi campeã e virou rosto de grife, mas quer tempo para ser adolescente.

Com Rayssa Leal e Filipe Toledo, Prêmio Laureus divulga lista de indicados.

Para além da parceria com a grife francesa, a skatista já conta com uma lista de patrocínios, incluindo April Skateboard, Banco do Brasil, Docile, Monster Energy, Nescau, Nike e Vivo.

Rayssa ganhou destaque após um vídeo seu viralizar na internet, usando roupa de fada e fazendo uma manobra de skate chamada de heelflip, aos sete anos.

Hoje, entre os títulos, ela tem medalha de prata olímpica e já foi duas vezes campeã mundial.

Quem entra e quem sai

A data em que os secretários municipais e estaduais que pretendem concorrer na eleição de outubro deste ano precisam deixar os cargos é o dia 5 de abril.

Mas o prefeito Eduardo Braide e o governador Carlos Brandão já estão a postos decidindo sobre os nomes que irão substituir os atuais titulares que almejam concorrer às prefeituras municipais ou a vereador. 

A partir de agora, as especulações vão aumentar.

Redes Sociais

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, defendeu na sexta-feira a atualização do marco civil da internet.

Segundo ele, a medida é necessária para adaptar a lei, publicada em abril de 2014, “às novas realidades”.

Ações em tramitação no STF questionam um artigo do marco civil que isenta as plataformas digitais de responsabilidade por conteúdos publicados por terceiros.

Os processos foram retirados de pauta em meio à discussão, no Congresso, do PL das Fake News.

Fundo eleitoral

Há coisas que ninguém consegue entender num país como o Brasil, com milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.

Jamais poderemos afirmar ser uma nação justa, igualitária e desenvolvida enquanto houver gente procurando alimentos em lixeiras.

Indiferente a isso, políticos de uma maneira geral aprovaram um aumento no valor do fundo eleitoral para R$ 5 bilhões, uma afronta aos brasileiros.

O dinheiro dos impostos deveria ser gasto com prioridades como saúde, educação, verbas para escolas.

Pelo visto, essa priorização está distante da maioria de nossos gananciosos parlamentares, que só pensam na reeleição financiada pelos nossos escassos recursos públicos.

Na manhã desta segunda-feira, o quadro 'Bastidores', da TV Mirante, recebeu o ministro do Esporte, André Fufuca (maranhense), que falou sobre as projeções para este ano na pasta, bem como sobre outros assuntos ligados à política. No registro, o ministro entre Vanessa Fonseca, a comentarista de política Carla Lima e Clóvis Cabalau
Na manhã desta segunda-feira, o quadro 'Bastidores', da TV Mirante, recebeu o ministro do Esporte, André Fufuca (maranhense), que falou sobre as projeções para este ano na pasta, bem como sobre outros assuntos ligados à política. No registro, o ministro entre Vanessa Fonseca, a comentarista de política Carla Lima e Clóvis Cabalau

 DE RELANCE

Convenção Nacional da ABIP

O martelo já foi batido: Belém, a vizinha capital paraense, é quem vai receber, de 10 a 12 de abril, a 79ª Convenção Nacional da ABIP.

O evento vai reunir líderes, empresários e profissionais da indústria de panificação para discutir os rumos do setor, compartilhar experiências e explorar novas oportunidades.

Líder do setor no Maranhão, o diretor da Fiema Pedro Robson Holanda da Costa prepara comitiva para marcar presença no evento.

Convenção Nacional da ABIP...2

A programação do evento, diferente das edições anteriores, terá início no dia 10 de abril de 2024, somente na parte da manhã, a partir das 8h30 às 12h. Nos dias 10 e 11 de abril, será realizada a reunião Abip, destinada a diretores. Já no dia 12 de abril, acontecerá a convenção Abip, que contará com a participação da diretoria Abip, profissionais, empresários, fornecedores e entusiastas do setor.

Durante a convenção, serão realizadas plenárias da Abip, cuja programação trará deliberações institucionais, debates e acompanhamento de pautas pertinentes à indústria de panificação e confeitaria, além de apresentações de interesse do setor.

O encontro, que reúne as principais lideranças do mercado, também vai contar com palestras, aulas shows, exposição de produtos e serviços do setor de alimentação fora do lar, além de momentos de network, integração e lazer.

Separação de bens de idosos

Desde o dia 1º de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o regime obrigatório de separação de bens nos casamentos e uniões estáveis envolvendo pessoas com mais de 70 anos pode ser alterado pela vontade das partes.

A decisão foi tomada a partir do entendimento do Plenário, que avaliou que a manutenção da obrigatoriedade da separação de bens desrespeita o direito de autodeterminação das pessoas idosas.

Eis os principais pontos que foram alterados com a definição do STF: nesse regime, em caso de divórcio, em regra, o que foi obtido antes ou depois do casamento ou da união estável não é dividido.

Mas é possível a partilha de bens reunidos quando há comprovação de que houve esforço comum do casal para a aquisição do patrimônio (art. 1.642, V, do Código Civil).

Separação de bens de idosos...2

Nesse sentido, com o intuito original de proteger o patrimônio de idosos e preservar o casamento como instituição, a lei impôs a separação obrigatória no regime patrimonial.

A decisão também definiu que as pessoas acima de 70 anos que já estejam casadas ou em união estável podem alterar o regime de bens.

Porém, para isso, é necessário ter autorização judicial, em casos de casamento, ou manifestação em escritura pública, em casos de união estável, trazendo efeitos patrimoniais para o futuro.

Separação de bens de idosos...3

A não obrigatoriedade da separação de bens tem a finalidade de zelar pela autonomia e liberdade de pessoas com idade acima de 70 anos, garantindo avanço nos direitos fundamentais da sociedade.

“A partir da decisão do STF, não há mais a adoção do regime obrigatório de separação de bens para os que contraem matrimônio ou união estável (podendo ser adotado qualquer regime, desde que mediante escritura pública), de tal sorte que pessoas com mais de 70 anos passam a possuir mais liberdade para dispor de seu patrimônio, o que representa um avanço significativo nos direitos fundamentais da sociedade como um todo”, explica um advogado especialista em planejamento patrimonial e sucessório.

Casal de grande charme de nossa sociedade, Maria Luiza e Ricardo Miranda completaram 40 anos de casados no sábado, dia 9, e foram comemorar a data jantando no bistrô Grand Cru
Casal de grande charme de nossa sociedade, Maria Luiza e Ricardo Miranda completaram 40 anos de casados no sábado, dia 9, e foram comemorar a data jantando no bistrô Grand Cru

Para escrever na pedra:

“Todas as minhas sensações podem estar me enganando, como me engano quando sonho e acredito que o sonho é realidade”. De René Descartes.

TRIVIAL VARIADO

O Dia Internacional da Mulher teve um sabor amargo para a família de Eli e Rose Medeiros, por conta do falecimento, em João Pessoa (PB), da irmã dele, Eliane Medeiros do Amaral. A cerimônia fúnebre foi realizada ontem, dia 10.

Cartão: o juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo caiu 26,8 pontos porcentuais de dezembro para janeiro, informou o BC.

Será na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, nesta terça-feira, dia 12, às 18h, a celebração da Missa de Sétimo Dia em memória do grande artista plástico maranhense Jesus Santos.

Menos crédito: as concessões de empréstimos no Brasil recuaram 11,1% no mês de janeiro, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A historiadora Clores Holanda Silva está mudando de idade hoje e vai comemorar a data com um almoço em família.

Desigualdade de gênero: menos liderança, salários menores. Levantamento do IBGE mostra que acesso a cargos gerenciais e remunerações superiores ainda é mais difícil para mulheres.

Outra aniversariante desta segunda-feira é Thália Campos. Como sempre, vai reunir parentes e amigos para celebrar a data.

O ex-reitor Natalino Salgado participou na noite de quinta-feira (7), no Rio de Janeiro, da posse da nova presidente da Academia Nacional de Medicina, sua confrade Eliete Bouskela, eleita no ano passado para o biênio 20024-2025.

No assunto: Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Medicina da França, ela é a primeira mulher a presidir a centenária Academia. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.