Leitura

Sustentabilidade e meio ambiente são tema de livro infantojuvenil

Autor e roteirista Paulo Nascimento faz estreia simultânea de filme e livro "Chama a Bebel", sobre uma jovem cadeirante que luta por causas ambientais.

Evandro Júnior / Na Mira

Capa do livro
Capa do livro (Foto: Divulgação)

“Chama a Bebel”, nova obra do roteirista, produtor e diretor gaúcho Paulo Nascimento, chega às telas dos cinemas e às prateleiras das livrarias simultaneamente. O livro, adaptado do roteiro audiovisual estrelado pela atriz Giulia Benite, é publicado pelo selo Lucens Editorial, da Citadel Grupo Editorial.

Quando a protagonista, de apenas 15 anos, deixa a mãe e o avô no interior para morar com os tios na capital a fim de concluir os estudos, não imagina o que a espera. Além das escadas, um obstáculo diário para sua cadeira de rodas, ela precisa lidar com a saudade da família, comentários ásperos da tia e uma colega da classe que além de capacitista é filha do “dono da cidade” e rainha da razão.

Logo de cara, Bebel mostra aos alunos e professores da nova escola que é uma líder nata e, quando o assunto é sustentabilidade e preservação do planeta, ninguém melhor do que ela, uma admiradora da ativista Greta Thunberg. 

Com o primo Beto e o amigo Zico, enquanto constroem um biodigestor no colégio, traçam secretamente um plano para desmascarar a empresa de cosméticos da cidade, que testa produtos em animais.

Além de imagens com cenas do filme produzido pela Accorde Filmes e distribuído pela Paris Filmes, outro diferencial do livro é a adição dos pensamentos dos personagens. De acordo com o autor, Paulo Nascimento, é difícil expressar como cada um sente as situações, por isso a literatura pode enriquecer ainda mais uma obra que inspira coragem como “Chama a Bebel”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.