Leitura

Livro explica como desenvolver ideias inovadoras e evitar padrões de pensamento lineares

'Pensamento Criativo" é de autoria de Michael Michalko, especialista no tema e oficial do exército norte-americano,

Evandro Júnior / Na Mira

Capa do livro
Capa do livro (Foto: Divulgação)

“Por que eu não pensei nisso antes?”. Essa é uma das perguntas mais corriqueiras quando alguém se depara com ideias inovadoras – seja um produto revolucionário ou uma trend viral na internet. 

No lançamento ‘Pensamento Criativo – colocando a imaginação para trabalhar’, um dos maiores especialistas em criatividade no mundo, autor best-seller e oficial do exército norte-americano, Michael Michalko, explica por que nem todos são criativos, como a educação limita a engenhosidade e por que a experiência pode ser inimiga da inovação. 

Com base nas vivências do cientista Albert Einstein, o químico Spencer Silver, desenvolvedor do Post-It, e também o inventor Stven Jobs, o autor revela como liberar a criatividade, expandir a imaginação e adotar atitudes de gênios, a fim de ter pensamentos súbitos que saem da zona de conforto mental. Para o autor, novas ideias surgem da combinação de dois ou mais elementos diferentes que fogem do padrão esperado. 

Segundo Michalko, toda vez que a mente recebe informações ela as organiza em modelos simples que se encaixam no cotidiano – sendo úteis para realizar tarefas com rapidez e precisão. 

“Estes padrões se aprofundam com o tempo, permitindo que mesmo partes da informação fora da sequência sejam corrigidas para ativar o reconhecimento. Isso explica nossa capacidade de ler palavras com letras misturadas, onde apenas algumas informações, como as primeiras e últimas letras, são suficientes para ativar o padrão no cérebro. Esse processo também justifica por que, ao criar novas ideias, muitas vezes acaba-se repetindo formas antigas e nada inovadoras". 

Por meio de testes mentais que incentivam os leitores a soltar a imaginação e mudar padrões engessados, o especialista sugere, que assim como os gênios, eles combinem conceitos diferentes e aparentemente absurdos. Estes elementos somados trarão um resultado que foge do comum e expande o imaginário.

EmPensamento Criativo’, Michael Michalko auxilia o público a se despir do senso comum e exemplifica como ativar estímulos aleatórios para gerar originalidade nas ideias em prol do trabalho, negócios e da vida pessoal.  

Com uma escrita bem-humorada, a obra oferece experimentos, perguntas provocativas, técnicas de pensamento criativo, ilusões e quebra-cabeças para estimular a mente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.