No Maranhão

Livro sobre atendimento socioeducativo a meninas trans e travestis será lançado em São Luís

A assistente social Livia Almeida Dutra assina a obra que será lançada na próxima quinta-feira (25).

Na Mira

Os interessados podem adquirir o livro via mensagem direta no perfil do Instagram da autora. (Foto: divulgação)
Os interessados podem adquirir o livro via mensagem direta no perfil do Instagram da autora. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O livro “Rios não recomendados", da autora maranhense Livia Almeida Dutra, será lançado na próxima quinta-feira (25), às 18h30, no Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis. A obra traz como assunto principal o atendimento socioeducativo de meninas trans e travestis em cumprimento de medidas privativas de liberdade no Maranhão e discute diversos assuntos como gênero, sexualidade, os marcos normativos voltados para a população LGBTI+, as visões das adolescências e o sistema de proteção social para adolescentes no Brasil.

O livro foi publicado pela Editora Terra Sem Amos e teve seu lançamento marcado para janeiro em alusão ao mês da Visibilidade Trans, sendo celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans no próximo dia 29. 

A obra é decorrente de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  A pesquisa que desencadeou no livro foi realizada por Livia nos anos de 2021 a 2023. Os resultados apontam desafios e dificuldades da vida de quem se percebe fora dos padrões socialmente construídos. “Quando falamos de adolescentes trans e travestis, nós estamos falando de uma população que é não recomendada à sociedade, porque existem regras determinadas da cisgeneridade e heteronormatividade. Além disso, estamos falando de um público que está cumprindo uma medida socioeducativa, que são indivíduos também não recomendados à sociedade, portanto nos remete a pessoas duplamente excluídas e marginalizadas. O nome do livro faz referência a fala da Letícia Nascimento, uma mulher trans, de ‘ser o seu próprio rio’, para além das margens impostas, e também a música ‘Não recomendado’, de Caio Prado”, explicou a autora do livro.

O título da obra está relacionado aos pseudônimos adotados para salvaguardar o anonimato dos(as) colaboradores da pesquisa, tendo as adolescências trans e travestis nomes de rios: Araguaia, Preguiças, Amazonas, Mearim e São Francisco; e os servidores da equipe do Florescer nomeados de estados que perpassam esses rios: Maranhão, Bahia, Roraima, Pará, Acre, Alagoas, Tocantins e Pernambuco.

Os interessados podem adquirir o livro via mensagem direta no perfil do Instagram da autora.

Sobre a autora

A pesquisa que desencadeou no livro foi realizada pela autora nos anos de 2021 a 2023. (Foto: divulgação)
A pesquisa que desencadeou no livro foi realizada pela autora nos anos de 2021 a 2023. (Foto: divulgação)

Livia Almeida Dutra é assistente social, mestra em políticas públicas pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas pela UFMA, e autora do livro “Rios não recomendados: atendimento socioeducativo de meninas trans e travestis em cumprimento de medidas privativas de liberdade no Maranhão”. Após trabalhar com o atendimento de adolescentes trans e travestis no âmbito do cumprimento de medidas privativas de liberdade, Livia começou a dar vida ao seu primeiro livro. Além disso, também teve a motivação de ordem pessoal, por ser uma mulher que não se encaixa nas feminilidades, cis, lésbica, feminista e ativista dos direitos LGBTI+.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.