Festival

Nova edição do Re[x]istência Fest lll celebra cultura, música e Amazônia com programação gratuita, em São Luís

Um dos festivais mais aguardados da programação cultural de São Luís, o evento visa fortalecer a pauta da preservação e cuidado com a terra e os povos amazônicos. A programação iniciará a partir das 13h, no Parque do Rangedor, em São Luís.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 22/09/2023 às 08h31
Re[x]istência Fest lll celebra cultura, música e Amazônia.
Re[x]istência Fest lll celebra cultura, música e Amazônia. (Foto: Fábio Matta/Divulgação)

SÃO LUÍS – Um dos eventos mais aguardados do calendário cultural, musical e ambiental do Maranhão, o Re[x]istência Fest está de volta: a terceira edição do festival, com produção do coletivo Reocupa, será realizada no próximo dia 30 de setembro, no Parque Estadual do Rangedor, no Alto do Calhau, em São Luís, aberto a todos os públicos e com entrada gratuita.

Intitulado “Re[x]istência Fest III - Amazônia é Agora”, em homenagem ao Setembro Amazônico, o festival é organizado pelo Coletivo Reocupa e carrega, ao longo de três edições, o objetivo de celebrar os povos, a cultura e a floresta amazônica, em um dia de atividades que incentivam a produção local, o consumo consciente, a relação com o meio ambiente – tudo isso com uma vasta programação cultural e musical.

“O Re[x]istência Fest é nossa maneira de buscar acentuar caminhos e possibilidades para tornar a vida mais sustentável”, destaca Karol Ramos, uma das organizadoras do festival e coordenadora do coletivo Reocupa, espaço cultural de São Luís.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no Whatsapp

Em sua terceira edição, o festival visa refletir sobre a Amazônia maranhense, homenageando o bioma amazônico que tem sido o centro das atenções mundiais em função de seu papel fundamental na regulação do clima e manutenção da vida e suas populações.

“O Maranhão perdeu cerca de 80% de seu território amazônico nos últimos 70 anos e precisamos unir esforços para garantir a preservação do pouco que temos da Amazônia maranhense, a fim de reduzir os impactos da grave crise ambiental em que vivemos”, analisa Kadu Vassoler, que também assina a produção do festival e a coordenação do Reocupa.

Ao todo, o Re[x]istência Fest III contará com mais de 10 atrações locais e nacionais, em mais de 11 horas de programação gratuita. Nos dois palcos, intitulados “Re(X)istência” e “Amazônia é agora”, a potência da cultura maranhense, preta e periférica mostrará toda a sua diversidade para o público.

“São artistas de diversos segmentos que expressam a multiculturalidade de um do estado que é um dos territórios mais pretos da federação”, acrescenta Karol Ramos.

O festival terá, também, participação de grandes artistas nacionais, como: o Ponto BR, coletivo que reverencia a cultura brasileira, reunindo mestres da cultura popular como Ribinha (MA), cantador do boi de Maracanã, Mestre Walter ( PE) do Maracatu Raízes de África e Mestra Zezé (MA) da Casa Fanti Ashanti; e Bernardo Santos, mais conhecido por BNegão, cantor e compositor brasileiro e um dos maiores nomes do hip hop nacional (faz parte do lendário grupo Planet Hemp).

Além das atrações já citadas, a terceira edição do festival terá shows do Grupo Pau Doido Forró In Jazz, Regiane Araújo e Raiz Tribal, Paulão, Lombreta - Bahia, Cofo de Parafernalha, assim como as apresentações especiais do DJ Adriano Sound (com o set “Brasilidades”), do projeto Batalha na Praça, do Ballroom MA, do Selekta Rocha com os convidados Mr. Adnom & Biodz e da homenagem do Samba de Mina à cantora maranhense Patativa.

Re[x]istência Fest

O Re[x]istência Fest é realizado sempre em setembro, em homenagem ao mês da Amazônia – ou “Setembro Amazônico” –, consolidando o calendário de ações mitigantes na Amazônia Legal. O festival carrega o propósito da união em torno da reflexão sobre o comportamento da sociedade civil, enquanto povos amazônicos, para manter a floresta amazônica maranhense de pé, que já perdeu 76% do bioma.

Na edição de 2022, o festival alcançou números impressionantes, como: a criação de mais de 400 postos diretos de trabalho e mais de 100 postos de trabalho indiretos, aquecendo a economia criativa da Grande Ilha; uma participação massiva da mão de obra maranhense no evento; e um público de 15 mil pessoas.

REOCUPA

O Reocupa foi fundado em abril de 2016, ocupando e mobilizando a cena local há mais de sete anos. Tem sede no Centro Histórico de São Luís. O casarão, também um centro cultural autogestionado, independente e aberto ao público, conta com acervo de livros, discos e brechó em seu espaço.

Acreditando na construção coletiva, o Reocupa é um espaço plural, disponível para as mais diversas manifestações artísticas, com o objetivo de democratizar a arte, a cultura e a educação através de perspectivas coletivas, influenciando e modificando a forma de ser e coexistir em sociedade.

Atualmente, o coletivo atua nas seguintes frentes: acesso universal à cultura, direito à cidade, educação popular e de checagem de informações, justiça climática, direitos humanos, luta feminista e manutenção dos saberes ancestrais através dos povos e territórios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.