Protagonismo feminino

Festival Elas reúne artistas locais e nacionais em São Luís; veja a programação

O festival será realizado nos dias 26, 27 e 28 de julho e terá atrações como Urias, Tulipa Ruiz e Xênia França.

Na Mira

Atualizada em 26/07/2024 às 11h02
Compondo as atrações nacionais, o Festival traz Tulipa Ruiz, Xênia França e Urias.
Compondo as atrações nacionais, o Festival traz Tulipa Ruiz, Xênia França e Urias. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - Com três shows nacionais e orquestra só de mulheres, o Festival Elas levará uma super programação musical para a Concha Acústica Reynaldo Faray, localizada na Lagoa da Jansen, de 26 a 28 de julho. O festival promete realizar a sua maior edição ao proporcionar o envolvimento de cerca de 200 mulheres, entre atrações, prestadoras de serviço e fornecedoras.

O Festival Elas é um projeto que envolve exclusivamente mulheres para fomentar a equidade na indústria criativa da música, além de ampliar a ocupação dos espaços artísticos majoritariamente ocupados por homens.

A entrada é gratuita, mas para ter acesso à área do palco é necessário garantir a pulseira de acesso, que pode ser retirada mediante a entrega de 1 pacote de absorvente, por pessoas maiores de 18 anos, portando documento de identificação, e valerá somente para o dia em que foi retirada.⠀

Segundo a organização, a troca será feita nos dias 26, 27 e 28 de julho, das 15h às 17h, na Concha Acústica da Lagoa da Jansen, por ordem de chegada, de acordo com a capacidade de público do local. Veja as informações:⠀⠀

- 1 pacote de absorvente dá direito a 1 pulseira. ⠀
- Cada pessoa poderá retirar até 02 pulseiras. Nesse caso, deverá levar 02 pacotes de absorventes. ⠀⠀
- A pulseira dará acesso à área interna da Cocha Acústica, mas o festival também terá programação na área externa, com livre acesso.⠀

Em sua quarta edição, o festival retoma seu formato original. A programação contará com três shows nacionais, três shows locais, três performances, quatro atrações de cultura popular e quatro discotecagens, além de uma feira criativa e gastronômica, com mais de 50 expositoras.

A programação conta ainda com atividades voltadas para o público infantil, realizadas em parceria com o Sesc Maranhão e com uma etapa formativa, composta por duas oficinas, uma de técnica de iluminação e outra de técnica de palco.

As vagas são exclusivas para mulheres, visando inserir mão de obra feminina em setores da economia criativa tradicionalmente ocupados por homens. As oficinas contam com a parceria do projeto Ela Faz, que tem larga experiência na capacitação de mão de obra e inserção de mulheres em segmentos de mercado ocupado por homens, como na construção civil.

Em 2024, são cerca de 200 mulheres diretamente contratadas (entre equipe, fornecedoras e atrações), além das expositoras da feirinha criativa e gastronômica (cuja previsão de faturamento é de R$ 200.000,00). Trata-se de uma injeção direta de recurso de mais de meio milhão de reais, sendo que esse valor mais do que duplica se incluirmos a cadeia de mulheres indiretamente impactadas.

O Festival conta com uma curadoria conceituada dentro de um recorte de gênero que prioriza mulheres nordestinas, periféricas, negras, amazônidas e LGBTQIAPN+ e também visa gerar renda e dar visibilidade ao trabalho da mulher artista e empreendedora, em suas mais variadas vertentes. Além disso, ainda tem um rico intercâmbio com artistas nacionais e com a Elas Orquestra, composta exclusivamente por mulheres e conduzida pela maestrina Adriana Soraya.

“O Elas nasceu para provar que é possível realizar um festival com programação robusta, diversificada e com alto potencial de atração de público, composta exclusivamente por mulheres. Dar visibilidade e distribuir renda para mulheres é o que motiva a existência do festival”, afirma Mavi Simão, idealizadora e realizadora do festival.

Elas Orquestra

Tendo como grande homenageada a cantora e produtora cultural Nega Glícia e criada especialmente pelo Festival, a Elas Orquestra é composta por 27 mulheres, entre musicistas, mestras da cultura popular maranhense, cantoras e DJs. Sua sonoridade foi desenvolvida a partir da fusão da música instrumental com a ancestralidade da Caixa do Divino, do Tambor de Crioula e do Reggae, aliadas ao toque dos beats eletrônicos. Tudo isso, nas vozes de Célia Sampaio, Dicy, Pantera Black, Nubia, Regiane Araújo e Yohara.

Shows locais e nacionais

Compondo as atrações nacionais, o Festival traz Urias, Tulipa Ruiz e Xênia França. Como atrações locais, o Elas apresenta Luh Del Fuego, Klicia e Emanuele Paz. A programação também contará com performances de Áurea Maranhão, Elass Ball e Rinha de MCs, discotecagens de Vanessa Serra, DJ Eva, Gabi Leão e Coletivo Magnética e com atrações da cultura popular com as Caixeiras do Divino de Mestra Roxa, Tambor de Crioula da Floresta de Mestre Apolônio, Tambor de Taboca Casa Fanti Ashanti e Maratuque Upaon-Açu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.