SÃO LUÍS - O 1° Festival de Música Universal (MUN Festival) trará à capital maranhense, entre os dias 11 a 14 de abril, uma celebração vibrante de estilos musicais de todo mundo. Prezando a diversidade e pluralidade, o evento oferecerá de forma gratuita uma variedade de atividades, desde oficinas e workshops até concertos.
Ao longo de quatro dias, os shows serão realizados na Casa Barrica, no bairro da Madre Deus. A abertura, na quinta-feira (11) ficará por conta de Hermeto Pascoal, icônico compositor e multi-instrumentista que será homenageado pelo festival, e seu grupo a partir das 20h.
Já na sexta (12), a noite será embalada pela apresentação de Carol Panesi e trio, às 19h30, seguida pelas Caixeiras do Divino, com mestra Rosa Barbosa à frente, e em seguida o show de André Marques Trio, das 21h às 22h.
No sábado (13), é a vez da apresentação de Aline Gonçalves quinteto, às 19h30, seguida pelo Tambor de Crioula, com mestre Tonico, e pelo grupo de Itiberê Zwag. Encerrando o festival, no domingo (14), a noite conta com o espetáculo Cacuriá da Dona Teté em colaboração com Carol d'Avila, das 18h30 às 19h30, seguido por Mariana Zwarg e grupo, das 19h30 às 20h30.
Oficinas e workshops
Além dos shows, o MUN Festival também realizará uma série de atividades educacionais gratuitas, realizadas por músicos do festival. Serão workshops práticos, concertos didáticos e vivência formativa musical em escolas públicas da cidade, três dias antes do Festival.
Nos dias 4, 8 e 9 de abril, o festival preparou uma oficina temática a mais de 500 estudantes do ensino médio, de escolas públicas de São Luís.
Realizados na Escola de Música do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo", os workshops terão início na quinta (11), com a aula de Itiberê Zwarg, de 10h as 12h. Já na sexta-feira (12), o destaque será o workshop de André Marques das 10h às 12h.
No sábado (13), o MUN Festival continuará com o workshop de Carol Panesi, das 10h às 12h. Por fim, no domingo (14), o festival encerrará suas atividades, com o workshop de Mariana Zwarg, das 10h às 12h.
Todas as atividades serão gratuitas. Os workshops terão limite de inscrições, através do Sympla e podem ser feitas através do munfestival.com.
Homenageado
O festival é uma homenagem direta ao lendário compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal e sua inovadora trajetória musical, sendo ele o criador desse novo estilo. Sob a curadoria de Carol d’Avila, renomada flautista, saxofonista, compositora, arranjadora, o MUN Festival reunirá projetos artísticos, concertos e atividades educacionais com o objetivo de formar plateias e enriquecer o conhecimento musical.
O projeto destacará a música universal como uma poderosa forma de expressão artística, e exaltará a música tradicional do Maranhão como uma das fontes de pesquisa e inspiração para toda essa diversidade musical da qual nasceu a Música Universal. Com concertos de diferentes gerações influenciadas por essa linguagem musical única, a iniciativa promete cativar e inspirar os espectadores.
Saiba Mais
- Festival Elas começa nesta sexta-feira (26); veja a programação completa
- Urias, Tulipa Ruiz, Xênia França e mais: saiba quem são as atrações do Festival Elas
- Festival Elas reúne artistas locais e nacionais em São Luís; veja a programação
- Ícone do hip hop nacional, BNegão fará show inédito e gratuito no 3º Re[x]istência Fest
- Re[x]istência Fest III terá show inédito do grupo Samba de Mina, em campanha solidária à cantora Patativa
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.