Festival

Ícone do hip hop nacional, BNegão fará show inédito e gratuito no 3º Re[x]istência Fest

Apresentação do artista é uma das mais aguardadas do festival, que será realizado neste sábado (30), a partir das 12h00, no Parque do Rangedor, em São Luís.

Na Mira, com informações da assessoria

BNegão fará show inédito e gratuito no 3º Re[x]istência Fest.
BNegão fará show inédito e gratuito no 3º Re[x]istência Fest. (Foto: Don Salvatore/Divulgação)

SÃO LUÍS – Ícone do hip hop nacional e um dos maiores nomes da música brasileira, BNegão, MC da lendária banda Planet Hemp (ao lado de Marcelo D2) e ex-vocalista do grupo BNegão & Seletores de Frequência (entre 2003 e 2020), está entre as atrações mais aguardadas da terceira edição do Re[x]istência Fest, que será realizada neste sábado (30), no Parque Estadual do Rangedor, no Alto do Calhau, em São Luís, com programação gratuita a partir das 12h.

A bem-sucedida carreira solo de Bernardo Santos, também conhecido como “BNegão”, será um dos destaques do Re[x]istência Fest III. Um dos mais destacados MCs do país, o artista prepara um show inédito para o público maranhense, coroando a nova edição do festival como um espaço de valorização da música nacional e local.

Acompanhado por Paulão King (vocal), Pedro Selector (trompete e voz), Gilber T (guitarra e voz), Sandro Lustosa (percussão) e DJ Castro (turntables), BNegão promete um show recheado de homenagens aos mestres da música preta mundial, como Nelson Cavaquinho, Jorge Ben e Dorival Caymmi – como parte da divulgação do vindouro álbum “Metamorfoses, Riddims e Afins”.

Re[x]istência Fest

Aberto a todos os públicos e com entrada gratuita, o 3º Re[x]istência Fest se firma como um dos eventos mais aguardados do calendário cultural, musical e ambiental do Maranhão. Intitulado “Re[x]istência Fest III - Amazônia é Agora”, em homenagem ao Setembro Amazônico, o festival é organizado pelo Coletivo Reocupa e carrega, ao longo de três edições, o objetivo de celebrar os povos, a cultura e a floresta amazônica, em um dia de atividades que incentivam a produção local, o consumo consciente, a relação com o meio ambiente – tudo isso com uma vasta programação cultural e musical.

Ao todo, o Re[x]istência Fest III contará com mais de 10 atrações locais e nacionais, em mais de 11 horas de programação gratuita. Nos dois palcos, intitulados “Re(X)istência” e “Amazônia é agora”, a potência da cultura maranhense, preta e periférica mostrará toda a sua diversidade para o público.

Além de BNegão, o festival terá, também, a participação de outras atrações nacionais: do Ponto BR, coletivo que reverencia a cultura brasileira, reunindo mestres da cultura popular como Ribinha (MA), cantador do boi de Maracanã, Mestre Walter ( PE) do Maracatu Raízes de África e Mestra Zezé (MA) da Casa Fanti Ashanti; e da banda Lombreta, diretamente da Bahia, que traz em suas apresentações uma verdadeira viagem musical, que vai do carimbó ao samba do recôncavo.

Além das atrações já citadas, a terceira edição do festival terá shows do Grupo Pau Doido Forró In Jazz, Regiane Araújo e Raiz Tribal, Paulão, Cofo de Parafernalha, assim como as apresentações especiais do DJ Adriano Sound (com o set “Brasilidades”), do projeto Batalha na Praça, do Ballroom MA, do Selekta Rocha com os convidados Mr. Adnon & Biodz e da homenagem do Samba de Mina à cantora maranhense Patativa.

O Re[x]istência Fest é realizado sempre em setembro, em homenagem ao mês da Amazônia – ou “Setembro Amazônico” –, consolidando o calendário de ações mitigantes na Amazônia Legal. O festival carrega o propósito da união em torno da reflexão sobre o comportamento da sociedade civil, enquanto povos amazônicos, para manter a floresta amazônica maranhense de pé, que já perdeu 76% do bioma.

Na edição de 2022, o festival alcançou números impressionantes, como: a criação de mais de 400 postos diretos de trabalho e mais de 100 postos de trabalho indiretos, aquecendo a economia criativa da Grande Ilha; uma participação massiva da mão de obra maranhense no evento; e um público de 15 mil pessoas.

REOCUPA

O Reocupa foi fundado em abril de 2016, ocupando e mobilizando a cena local há mais de sete anos. Tem sede no Centro Histórico de São Luís. O casarão, também um centro cultural autogestionado, independente e aberto ao público, conta com acervo de livros, discos e brechó em seu espaço.

Acreditando na construção coletiva, o Reocupa é um espaço plural, disponível para as mais diversas manifestações artísticas, com o objetivo de democratizar a arte, a cultura e a educação através de perspectivas coletivas, influenciando e modificando a forma de ser e coexistir em sociedade.

Atualmente, o coletivo atua nas seguintes frentes: acesso universal à cultura, direito à cidade, educação popular e de checagem de informações, justiça climática, direitos humanos, luta feminista e manutenção dos saberes ancestrais através dos povos e territórios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.