Quantas mães ficam acordadas durante as madrugadas, preocupadas com os filhos e sobrecarregadas com as demandas da família? Alzira Souza Umbelino Cardillo escreveu o livro "Histórias para mães dormirem", para essas mulheres serem acolhidas com narrativas aconchegantes antes de adormecerem e terem uma noite de sono tranquila.
Em 18 contos, a autora dá voz a diferentes perspectivas femininas para mostrar a diversidade dos sentimentos da maternidade. Por meio de textos curtos e simples, a escritora aborda as frustrações, os medos e as alegrias de ser mãe nas mais variadas fases da vida delas e dos filhos. Também apresenta múltiplos pontos de vista e contextos, das relações familiares no meio urbano até nas cidades do interior.
Em “Aconchego”, por exemplo, uma personagem percebe as grandes diferenças entre duas gerações ao deixar sua filha passear no shopping com os amigos sem a presença de adultos pela primeira vez. No início, a garota sente vergonha das interações amorosas da matriarca, mas depois ambas percebem que esse carinho ainda é necessário em períodos de tensão.
Já em “Astronauta”, a protagonista fica feliz quando todas as suas crianças, agora adultos com suas próprias carreiras, retornam ao interior em que nasceram para passar um tempo com os pais. Por outro lado, no conto “Bordado”, ela destaca como esse distanciamento da família pode acarretar no abandono de memórias e vivências importantes durante o crescimento.
“Histórias para mães dormirem” é dedicado às mães, mas também é um livro a todos que, ao final do dia, querem se entreter com textos para esquecer os problemas cotidianos.
“Os contos são leves, despretensiosos e singelos; são um convite ao descanso e ao repouso; são uma oferta de dose suave e prazerosa de entretenimento e emoção que toda mãe merece experimentar”, diz a autora.
Saiba Mais
- Médica Hosana Reis lança livro em São Paulo nesta quarta-feira (20)
- Livro resgata grandes histórias de clubes de menor porte em São Luís
- HQ debate feminismo e proteção animal
- Autor nigeriano transgênero publica romance sobre perda, superação e diversidade racial
- Obra fala de amores proibidos na Inglaterra Vitoriana
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.