(Divulgação)

COLUNA

Melissa Marão
Melissa Marão é consultora de Imagem e Estilo.
Moda e estilo

Três dicas para você aprender a montar vários looks com a mesma peça

Veja três dicas para aprender a multiplicar looks com peças que você já possui no armário.

Melissa Marão

Atualizada em 04/05/2023 às 16h40
Ter peças coringas é essencial para montar vários looks diferentes.
Ter peças coringas é essencial para montar vários looks diferentes.

 

Quem nunca abriu o guarda roupa e disse a frase "não tenho roupa para vestir” que atire a primeira pedra!

O problema é que, na maioria das vezes, dizemos isto justamente porque o nosso armário está tão cheio de roupas que sequer conseguimos enxergar tudo aquilo que temos, e então cada vez que abrimos o guarda roupa e não identificamos nada para vestir compramos mais peças, falta estratégia e planejamento!

O resultado disso é o desgaste da relação com o seu guarda-roupa e da rotina de se vestir diariamente.

Como fazer vários looks com a mesma peça

Mas, com essas três dicas a seguir, você vai aprender a multiplicar os looks, usando as peças que possui no seu armário.

Dica 1: Arrume o seu armário

Quando vc pensa em tirar tudo do armário para dar uma geral, vc logo pensa em desistir pois imagina o trabalho que vai dar, mas vai por mim, no final vai valer a pena. E quando digo TUDO me refiro a: roupas, acessórios e sapatos.

Por que estou te falando isso? 

Porque o ideal é ter dentro do seu armário somente aquilo que te valoriza e que tem a ver com o seu estilo, aquilo que é a sua cara! Roupa sem uso é energia parada e você perde seu precioso tempo tentando encontrar algo para vestir. Além disso, roupas não são descartáveis, portanto é super sustentável usar uma mesma peça em vários ocasiões diferentes. 

Uma das muitas vantagens de se abrir mão de roupas e acessórios que não fazem mais parte da nossa atual fase de vida ou que não nos favorecem é que quando você insiste em deixar essas peças no armário, você se sente na obrigação de tentar usá-las. Afinal, ter uma roupa que você não usa no seu closet significa dinheiro e tempo jogados fora, aquele sensação de “cheia de nada para vestir” e um baita desperdício!

Além disso, vestir algo que você não gosta mais é tentar se vestir de um alguém que não te representa, um personagem! O legal é você ter no seu armário apenas aquelas peças que te representam e te favorecem, pois isto te trará mais praticidade e bem estar no seu dia a dia e mais autoestima.

Quanto mais peças temos no nosso armário, mais difícil será para montar os seus looks! 
Arrume o armário de forma que todas as peças fiquem visíveis, se você não olha a peça nem sabe que ela existe! Não é quantidade, é qualidade, tenha um guarda roupa que conta a sua história!

Dica 2: Regra 3 x 1

Você sabia que cada parte de baixo que você possui deveria combinar com três a cinco peças de cima do seu armário?

Essa dica é essencial para ter um guarda roupa que seja prático, conciso e fácil de escolher os looks do dia a dia. Isto quer dizer que se você tiver cinco calças e 10 blusas, você não tem apenas 15 peças de roupa, mas sim até 50 looks possíveis de se combinar.

Detalhe: 5 calças diferentes, tá certo? Não vale cinco calças pretas do mesmo modelo e querer montar 50 looks. O que seriam peças da parte de baixo? calças, saias, shorts e bermudas. E as peças da parte de cima? Blusas, t-shirts, tops, camisas e terceiras peças, como os coletes, casacos e blazers.

Desse modo, quando você for montar os looks, pegue uma peça da parte de baixo e tente fazer cinco combinações com as peças da parte de cima. E qual a importância disto? Para você aprender a fazer compras mais assertivas e construir um armário inteligente com roupas e acessórios coordenáveis entre si.

Dica 3: O poder dos acessórios e das terceiras peças

Muita gente desconhece o poder que um acessório e/ou uma terceira peça têm tanto para dar uma cara nova ao seu look, quanto para deixar mais estiloso.

Essa sensação de não ter nada para vestir é causada porque estamos usando sempre as mesmas combinações de roupas ou porque nos olhamos no espelho e sentimos que o look está sem graça e que falta alguma coisa.

E pode ser suprida com acessórios de peso visual que fazem o seu estilo. Você sabia que os acessórios podem modernizar um look clássico, sofisticar o moderno, tornar o look mais criativo, dramático, romântico, enfim, tudo o que a sua imaginação permitir. Basta trocar o acessório e vc já mudou a configuração do seu look.

Além disso, eles deixam o look mais personalizado e refletem a sua identidade. Já parou para pensar que muitas pessoas que nos inspiram pelo estilo são lembradas por algum elemento visual? Seja um óculos, colar, sapato, bolsa, entre outros.

Já as terceiras peças compõem o look e o deixam de cara nova. Coletes, kimonos, blazers, jaquetas e casacos irão transformar aquele look repetido em um novo super estiloso.

Com as dicas acima para construir um armário inteligente e multiplicar os seus looks, você nunca mais irá dizer que não tem roupa para sair! É quase mágica: você reduz a quantidade de peças paradas dentro do seu armário e aumenta o número de combinações de looks que você possui!

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.