(Divulgação)

COLUNA

Melissa Marão
Melissa Marão é consultora de Imagem e Estilo.
Melissa Marão

Dress code profissional

Segundo consultora, é importante conhecer o dress code da organização.

Melissa Maranhão

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Esses códigos de vestimenta  são frequentemente usados no ambiente de trabalho por diversas razões, mais do que se preocupar com a sua atuação profissional, as pessoas que trabalham em uma empresa também precisam ficar atentas à sua imagem, já que ela comunica muitas coisas. Por essa razão, é tão importante conhecer o dress code da organização.

Você com certeza se lembra do ditado que diz que “ não se deve julgar um livro pela capa” certo? Porém, infelizmente, não é assim que funciona o ambiente corporativo . O vestuário, querendo ou não, comunica um mensagem.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O dress code adotado é responsável por refletir valores predominantemente na organização. Ou seja, ele comunica a mensagem e o posicionamento da empresa perante os seus clientes e a sociedade em geral.

Lembre-se que a sua aparência é o seu cartão de visitas e quando se vestir para ir ao trabalho pense que a qualquer momento vc pode ter uma reunião inesperada ou um novo cliente para fechar um contrato e se você não estiver vestido adequadamente?

Muitos fatores contribuem para se construir uma imagem profissional de sucesso. Um deles é o uso da vestimenta apropriada ao ambiente de trabalho.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Formal - Transmite uma imagem de profissionalismo, competência, consistência e autoridade. É usado para quem trabalha em bancos, instituições financeiras, escritórios de advocacia. 
O recomendado são roupas discretas e  mais sóbrias, de alfaiataria e tecidos mais firmes. As linhas são mais retas e estruturadas e encorpadas, cores neutras terninho, vestidos com blazer, blusas discretas, calças retas.

Novo Formal - traz uma mensagem de profissionalismo, competência, organização, receptividade e confiabilidade. 

Itens usados no ambiente formal, como blazer e paletós são combinados a elementos que transmitem mais contemporaneidade. Muita alfaiataria com cores mais vibrantes. Combinações de cores, ternos com cortes mais contemporâneos.

Causal profissional - Ainda carrega uma certa “ formalidade “ para transmitir uma imagem de competência, acessibilidade, cooperação e flexibilidade. Esse dress code é pra quem trabalha em empresas menos formais. 

Calças, saias ou vestidos( na altura do joelho) blusas com corte mais contemporâneo, elegante, porém sem ter cara de camiseta, sem alcinha ou decotes muito profundos, estampas menores. A base continua sendo alfaiataria para a parte de baixo e cores para a parte de cima do look, camisas Socias de manga longa ou curta.

Casual - imagem informal, acessível e descontraída. É indicado para quem trabalha em agência de publicidade, escritórios de arquitetura e design e web. 

É fundamental mostrar preocupação e cuidado com a imagem. O visual é mais colorido e estampado, jeans nos tons mais escuros, as roupas são mais soltas e confortáveis, peças muito esportivas devem ser evitadas, como bermudas, moletom e chinelos.

Foco no bom senso

Roupas amassadas, furadas , manchadas, muito justas curtas ou decotadas demais, sutiã aparecendo, transparências, jeans rasgados, sapatos detonados, excesso de acessórios, chinelos são alguns exemplos que podem ser interpretados como inadequados para ambientes profissionais.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.