Viva Bem

Especial Novembro Azul: campanha alerta sobre a prevenção do câncer de próstata

O oncologista Ronald Coelho explica os sintomas e fatores de risco do câncer de próstata.

Anne Cascaes / Na Mira

Atualizada em 08/11/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - Dando continuidade ao especial Novembro Azul do programa Viva bem, o tema desta terça-feira (8) é o câncer de próstata. Doença que se desenvolve apenas nos homens, o câncer de próstata acontece devido a idade avançada (comum em homens acima de 50 anos), histórico familiar da doença ou fatores hormonais. 

De acordo com o oncologista Ronald Coelho, por uma questão cultural, o homem é diferente da mulher quando o assunto é prevenção. Enquanto elas procuram o médico para evitar que adoeçam, o homem entende que ele só vai sair do trabalho caso alguma coisa muito séria aconteça.

Veja também: Campanha alerta sobre a prevenção da diabetes

Isso faz com que alguns sintomas que possam alertar para o caso da doença acabem não ganhado a devida atenção. Segundo o oncologista, os sintomas do câncer de próstata estão diretamente relacionados ao crescimento da próstata. 

“A próstata cresce para fora, mas ela também cresce para dentro. Uma vez que ela cresce pra dentro, ela aperta e comprime o canal da urina, e aí a pessoa começa a ter dificuldade para urinar. Então, aquele jato que sairia com mais força passa a sair mais fraco”, alerta o profissional.

No Viva Bem desta semana, o oncologista explicou mais detalhes sobre a doença e respondeu dúvidas dos internautas. Assista acima a entrevista completa. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.