Centro Histórico

Casarões reformados são entregues e já podem ser visitados em São Luís

Três casarões datados do século XVIII e meados do século XIX foram totalmente reformados; até abril, mais um casarão será entregue.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 06/12/2022 às 10h56
Casarão reformado na rua da Palma, em São Luís. (Foto: Divulgação)
Casarão reformado na rua da Palma, em São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Três casarões localizados no Centro Histórico de São Luís foram entregues à população maranhense nessa quarta-feira (23), depois de passarem por um processo de reforma e restauro. Um quarto casarão que está sendo totalmente reformado e terá a obra concluída em abril. Obras foram iniciadas em 2019.

O primeiro prédio entregue está localizado no início da rua Rio Branco, próximo à praça Deodoro; o segundo, na rua do Giz e o terceiro, na rua da Palma, próximos ao Convento das Mercês. O quarto casarão, que deve ser entregue até o fim de abril, também fica localizado na rua da Palma, no Centro. A maioria das construções datam do fim do século XVIII e meados do século XIX. As obras de reforma e restauro foram realizadas por construtoras maranhenses com investimento de R$ 15 milhões da Vale.

Leia também:

'Adote um Casarão' já cedeu 14 imóveis a empresas e grupos culturais

Há 409 anos, casarões e igrejas cintilam Centro Histórico de São Luís ​

As obras acontecem no âmbito do Programa Nosso Centro, do Governo do Estado do Maranhão, que tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís uma referência em renovação e desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que preservar a historicidade e cultura da região. São Luís é reconhecida desde 1997 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e conta com cerca de quatro mil imóveis do período colonial e imperial.

Casarão estava muito deteriorado antes de passar por reforma. (Foto: Divulgação)
Casarão estava muito deteriorado antes de passar por reforma. (Foto: Divulgação)



História e funcionalidade 

Os casarões agora servirão de sede para instituições ligadas à sociedade civil, movimentos sociais e educação, a exemplo do casarão 404 da rua Rio Branco, que agora é sede da primeira creche de tempo integral daquela região. O casarão da rua do Giz, abrigará a nova sede da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir). Já na rua da Palma, o prédio entregue será a nova sede do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). A destinação do uso dos prédios foi feita pelo Governo do Estado do Maranhão.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.