São João 2013

Nando Cordel e grupos juninos embalaram festejos na Lagoa

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

Milhares de pessoas prestigiaram a festança junina no Arraial da Lagoa na noite da véspera de São Pedro, ontem (28). O terreiro coordenado pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, ficou lotado e recebeu expressivos grupos folclóricos. Turistas de diversos cantos do Brasil e jornalistas representando diferentes estados estiveram presentes e conferiram de perto a diversidade e a riqueza do folclore maranhense.

A programação festiva incluiu o Cacuriá de Dona Teté (que fez uma emocionante homenagem à fundadora do grupo) e os grupos de bumba meu boi Brilho da Ilha (orquestra), Apolônio (Baixada), Axixá (orquestra), Barrica (alternativo) e Maracanã (matraca). O cantor Nando Cordel foi o convidado especial e apresentou um show marcado pelo melhor de seu repertório.

Mais uma vez, a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, circulou pelo espaço e marcou presença na Barraca do Voluntariado de Obras Sociais (VOS). “O Arraial da Lagoa está bem prestigiado e podemos ver as famílias se divertindo com tranquilidade e aproveitando todos os serviços aqui oferecidos, além, é claro, de poderem assistir às apresentações dos nossos grupos folclóricos. Estamos recebendo também turistas de diversos estados brasileiros, que vem para cá testemunhar a beleza do nosso folclore, que é diferente de tudo o que existe no resto do Brasil”, destacou Olga Simão, que conversou com os jornalistas de outros estados e explicou os detalhes da festa.

Na noite, a Barraca do VOS estava sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O secretário Pedro Fernandes participou ativamente da festança, fez as honras na barraca e destacou a descontração no Arraial da Lagoa. “A festa está muito bonita e cheia de vida”, disse.

Crianças, jovens e adultos acompanharam as apresentações, provaram das comidas típicas, registraram a visita com fotos no quiosque de informações turísticas e aproveitaram outros atrativos do terreiro, como os testes educativos de direção e de bafômetro no estande do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que também recebeu a visita do diretor do órgão, André Campos. “Quem faz sucesso aqui é também o mascote do Detran, o Sinalito, principalmente entre as crianças”, afirmou Campos.

Visitantes

Integrando o grupo de jornalistas de outros estados, Andréia Oliveira, apresentadora do programa Top Show, da TV aberta de Minas Gerais, afirmou que ficou encantada com o que viu no Arraial da Lagoa. Ela gravou imagens da festa e mostrou toda a movimentação do público. “Nossa, eu estou encantada com a forma com que os maranhenses realizam as festas juninas. É tudo muito rico e de uma beleza única. Vou mostrar para o povo de Minas Gerais a riqueza desse folclore e a beleza desses grupos de bumba meu boi”, afirmou a apresentadora da Rede Minas.

Os profissionais estavam acompanhados do secretário adjunto de Turismo, Carlos Martins. “Nós estamos recebendo esses jornalistas com muito carinho e esta ação complementa o que já realizamos na semana passada, com jornalistas do estado do Rio Grande do Sul. Hoje, temos representantes, por exemplo, de Brasília, São Paulo e Minas Gerais, que estão na lista dos estados que mais nos visitam. É uma maneira de fomentarmos o turismo no Maranhão”, afirmou Carlos Martins.

Os turistas, de uma forma geral, e o público que lotou o Arraial da Lagoa aplaudiu de pé a apresentação do Boi Brilho da Ilha, que reuniu 120 integrantes e três cantadores, entre eles Marco Duailibe, que há um ano foi convidado para soltar a voz na manifestação folclórica. Em média, o boi realiza cinco apresentações por noite e em todas elas faz o auto do bumba meu boi, sob a temática “Música dos amores perdidos”, segundo contou Cláudio Sampaio, presidente do Brilho da Ilha. Ele disse que, ano passado, o boi esteve em turnê pela Itália e que este ano embarcará para os Emirados Árabes, no mês de setembro. “Nós fomos convidados oficialmente pelo governo daquele país”, afirmou Sampaio.

Os bois de Apolônio, Axixá, Barrica e Maracanã fizeram belas apresentações. Maracanã ainda convocou o público para tocar matracas junto com os brincantes sobre o tablado. “O boi não para. Daqui ainda temos mais três apresentações e finalizaremos no Largo de São Pedro, na Madre Deus, onde participaremos do tradicional encontro de bois em homenagem ao padroeiro dos pescadores”, disse Maria José Soares, presidente do Boi de Maracanã.

Show de Nando Cordel

Nando Cordel, simpático e cheio de estilo, abraçou o público maranhense com sua voz inconfundível e interpretou sucessos assinados por ele e gravados por grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho, Fagner, Luiz Gonzaga e Amelinha. Em entrevista, o artista revelou que estava com saudades do Maranhão e de ver o bumba boi.

“Eu tenho viajado bastante pelo exterior, mas nada se compara a cantar para o Brasil”, disse. No palco, ele fez um passeio pelos 25 anos de carreira e 28 CDs lançados.

Para quem foi ao Arraial da Lagoa, a programação e a estrutura estão aprovados. “Essa é a segunda vez que eu venho e estou adorando a festa. Tudo muito organizado e com atrações maravilhosas. Amanhã (sábado), claro, venho de novo, pois quero ver o Boi de Nina Rodrigues e o grupo Falamansa”, afirmou a professora Teresa Andrade.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.