MUNDO - A Disney está enfrentando novas acusações de plágio relacionadas à franquia Moana. Na última sexta-feira (10), o animador Buck Woodall entrou com um processo contra o estúdio, alegando que elementos dos roteiros de Moana e sua sequência, lançada em 2024, foram copiados de um projeto não produzido chamado Bucky, criado por ele em 2003.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
De acordo com documentos submetidos à corte federal da Califórnia, Woodall afirma que seu roteiro, ambientado em um vilarejo de uma tribo polinésia, compartilha diversas semelhanças com os filmes da Disney. Entre elas, a jornada de jovens protagonistas que desafiam os pais, partem em uma aventura para salvar sua comunidade e encontram espíritos capazes de se transformar em animais.
O animador aponta que, em 2003, enviou o roteiro e um trailer de Bucky para Jenny Marchick, então diretora da Mandeville Films, uma empresa com vínculo contratual com a Disney na época. Woodall alega que Marchick solicitou materiais adicionais, sugerindo que o projeto seria aprovado, mas não mencionou qualquer envolvimento do estúdio de Mickey Mouse. Atualmente, Jenny Marchick é chefe de desenvolvimento de cinema na DreamWorks Animation.
Essa não é a primeira vez que Woodall processa a Disney. Em novembro do ano passado, uma ação semelhante envolvendo o primeiro Moana foi arquivada, com a justificativa de que o animador demorou demais para registrar a acusação. A nova denúncia se concentra exclusivamente em Moana 2, a sequência que estreou em 2024.
Sucesso de Moana 2 e o futuro da franquia
Enquanto a disputa judicial ganha força, Moana 2 continua a conquistar públicos nos cinemas, se tornando a maior estreia da Walt Disney Animation no Brasil. A sequência, que expande a história da jovem de Motunui e do semi-deus Maui, inclui uma cena pós-créditos que sugere a produção de um terceiro filme.
Além disso, a Disney já está trabalhando em uma adaptação live-action do primeiro Moana, com previsão de lançamento para 2026.
Até o momento, a Disney não comentou oficialmente sobre o novo processo. A empresa já enfrentou outras acusações de plágio ao longo dos anos, mas tem um histórico de vencer disputas desse tipo na justiça.
Enquanto isso, o público pode conferir o primeiro filme de Moana no Disney+ e acompanhar a continuação nos cinemas.
Saiba Mais
- Shrek 5 e Minions 3 têm datas de lançamento alteradas pela Universal Pictures
- Os filmes mais comentados de 2024: Deadpool & Wolverine domina as atenções
- Ghostbusters ganha nova animação e série animada pela Sony e Netflix
- Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual e ambiente hostil no set de "É Assim que Acaba"
- Novo filme de James Bond é interrompido em meio a planos de reformulação da franquia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.