São João 2013

Cortejo e apresentações marcam a noite no Centro Histórico

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

A noite da véspera de São Pedro, na última sexta-feira (28), no Centro Histórico de São Luís foi de apresentação da diversidade cultural do “São João do Maranhão - Ritmo, Cultura e Emoção”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). No fim da tarde, as ruas do centro foram embaladas pelo som dos mais variados sotaques de grupos de bumba meu boi, num grande cortejo que saiu da Praça Deodoro rumo a Praia Grande.

Por onde o desfile passou, arrancou aplausos e passos ritmados do público. No Canto da Cultura, os grupos fizeram apresentação especial. Presentes, os secretários de Estado de Cultura, Olga Simão; de Meio Ambiente, Victor Mendes; o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), o deputado estadual Roberto Costa, entre outras autoridades.

À noite, na Casa do Maranhão, o Cacuriá da Silvana abriu a programação, seguido pelo sotaque de zabumba do boi Unidos Venceremos, pelo bailado da orquestra do boi Encanto de São Cristóvão e boi Brilho da Ilha. As matracas ecoaram com o boi Famosão de São João de Humberto de Campos. O grupo Piaçaba e o gingado de seus integrantes contagiaram o público, que participou ativamente também do show Grupo Mixiricu.

O investidor financeiro de Portugal, Arthur Leite, admirou a cultural local. “É tudo muito intenso. Eu estou emocionado porque é muita riqueza cultural. O maranhense está de parabéns pela beleza dos grupos. Estou gostando de tudo que estou vendo”, declarou.

Na Praça da Faustina, espaço dedicado ao tambor de crioula, a noite foi de muita pungada também na platéia, que muitas vezes não resistiu ao som dos tambores e caiu na roda como foi o caso do radialista maranhense Jurandir Leite. “Nós temos o melhor São João do país. Temos cores, ritmos e beleza em brincadeiras diversificadas. Temos uma grande riqueza cultural”, observou ao assistir e dançar durante as apresentações dos tambores de crioula de Diana e de Joel. Também dançaram os grupos de Jose Tomás Santos, de Sildiléia, e de José Domingos Alves.

Já na Praça Nauro Machado o espaço foi disputado para assistir e também participar junto com os integrantes das brincadeiras, como o Boizinho Mirim Novilho Novo. Em seguida, foi a vez do Cacuriá de Dona Teté, que com sua malemolência convidou o público para a roda. A noite também teve Boi Mocidade de Rosário, Boi de Maracanã, Boi de Morros, show da Banda Mákina du Tempo e o Boi Unidos de Santa Fé.

O jovem tocador de zabumba , Raimundo Costa, declarou sua paixão pelo São João do Maranhão. “Eu gosto de tudo, mas as cores, os ritmos dos grupos de bumba meu boi ainda me fazem ficar arrepiado tamanha a emoção. Eu sou apaixonado pela nossa cultura”, falou.

Enquanto os grupos e brincadeiras levavam efervescência cultural a espaços do Cento Histórico, no Ponto da Cultura, o arrasta-pé foi garantido ao som da sanfona, zabumba e triângulo do Forró do Cabo Zé, que não deixou ninguém parado. O ator e mímico Gilson César arrancou gargalhadas do público com suas brincadeiras. Passaram por lá quadrilhas, danças portuguesas.

E a noite foi encerrada com toda a riqueza e diversidade cultural que só Maranhão possui. O servidor federal Evaldo Freitas acompanhado de toda a família elogiou a estrutura montada pelo Governo do Estado. “Aqui se brinca na rua, nas praças sem pagar nada para ver essa riqueza toda, que só o Maranhão possui. O governo está de parabéns pela valorização dessa diversidade cultural”, declarou.

As informações são da Secom do governo do Estado

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.