Livro

Professores da UFMA lançam livro nesta quinta-feira

O livro foi custeado pelos próprios organizadores.

Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz)


IMPERATRIZ - Os professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz, Thaisa Bueno e Lucas Reino lançam, nesta quinta-feira (4), o livro “Comentários na Internet”, como parte do VIII Simpósio de Comunicação da Região Tocantina.


O livro levou um ano para ser concluído. É o terceiro produzido pelo grupo de pesquisa G.Mídia e conta com estudos de teóricos da comunicação de todo o Brasil.

A ideia de estudar o universo dos comentários na internet começou pelo grupo de pesquisa da UFMA, a partir da necessidade de entender a importância dessa participação dos internautas no modelo atual de jornalismo.

“Os comentários de leitores já comemoraram mais de 10 anos e até hoje nem a mídia, nem os usuários sabem direito para que eles servem. Eles estão disponíveis nos sites, mas não estão efetivamente na rotina dos veículos. São, também, o ícone maior da interatividade, da era da participação, da representação de uma mídia democrática”, argumenta a professora e organizadora do material, Thaisa Bueno.


Ao todo, são 10 artigos e destes, três são de professores e alunos da UFMA de Imperatriz.


“Recebemos (artigo) de gente importante como a Dóris Cunha, da Universidade de Pernambuco. Tem gente do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Brasília, enfim, é um livro que coloca a gente na pauta nacional, porque não há livros que discutam esse tema com essa magnitude hoje, no Brasil”, ressalta Thaisa Bueno.


Apesar da importância do estudo, o livro não foi financiado por nenhuma instituição. Todos os recursos vieram dos próprios organizadores.


“Não tivemos financiamento, nós mesmos custeamos. Nós diagramamos, ganhamos a capa, fizemos sozinhos a revisão”, conta a professora. A capa foi feita pelo artista plástico Iury Bueno, que tem publicações internacionais.

O lançamento é aberto ao público e ocorrerá às 19h no auditório do Centro de Formação Continuada de Professores. O livro está disponível para download gratuito em PDF e Epub (formato para tablets).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.