Publicação

Comunicação da Igreja Católica na América Latina é tema de livro que será lançado em São Luís

O lançamento ocorre às 9h, na Livraria Paulus, situada na rua do Passeio, Centro.

Na Mira

Atualizada em 20/06/2023 às 08h44
Prof. Dr. Ricardo Alvarenga, autor do livro.
Prof. Dr. Ricardo Alvarenga, autor do livro. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Será lançado neste sábado (24), em São Luís, o primeiro livro autoral do Prof. Dr. Ricardo Alvarenga, intitulado 'A Comunicação da Igreja Católica na América Latina: o que nos ensinam os Documentos do Celam’. O lançamento ocorre às 9h, na Livraria Paulus, situada na rua do Passeio, Centro.

O livro compõe a Coleção Eclesia Digitalis, da Editora Paulus. As atividades iniciarão às 9h, com a interpretação de músicas e poemas sobre a América Latina. Na sequência, a Profa. Dra. Rose Ferreira, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), fará uma fala de abertura, destacando aspectos relacionados à trajetória do autor e a obra que está sendo lançada. 

Para fechar a programação, o autor fará uma breve palestra apresentando o livro e destacando os elementos centrais da sua construção, bem como as principais chaves de leitura, que aborda o tema das práticas de comunicação e vivências pela Igreja Católica na América Latina, particularmente a partir dos Documentos Conclusivos das Conferências Gerais do Episcopado Latino Americano e do Caribe.

O livro

A obra nasce de um processo de estudo e pesquisa de mais de quatro anos sobre o tema da comunicação da Igreja Católica na América Latina e no Caribe, realizado por Alvarenga durante os seus estudos de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo, sob a orientação dos professores José Marques de Melo (in memoria) e Dimas Kunsch, de 2017 a 2021.

Com uma linguagem acessível, o autor busca demonstrar como o catolicismo, nesta parte do globo, tratou a temática da comunicação e de que forma os meios de comunicação foram sendo utilizados e interpretados pela Igreja ao longo dos anos. Para tanto, ele propõe uma reflexão crítica sobre o contexto social e histórico da América Latina, discutindo inclusive questões como os problemas da dominação colonial europeia e sua intrínseca relação com o catolicismo. 

O autor também dedica parte da obra para contextualizar a dinâmica de organização da Igreja Católica na América Latina, buscando demonstrar como são dinamizadas e definidas as orientações que direcionam o trabalho da instituição católica em mais de 22 países que compõem o território latino-americano, um olhar especial é dedicado ao Conselho Episcopal Latino Americano e do Caribe (Celam), que reúne as principais lideranças do catolicismo na região. 

Um dos pontos centrais apontados no livro é justamente a coexistência de três tendências de comunicação dentro da Igreja Católica na América Latina: 1) comunicação para a transformação social, como no protagonismo e engajamento em questões sociais; 2) comunicação na perspectiva instrumental e de massa, a serviço das atividades de evangelização e promoção da doutrina católica; e, por fim, 3) comunicação como prática de construção da imagem organizacional. 

Ao final de cada capítulo do livro estão disponíveis sugestões de aprofundamento do tema a partir de conteúdos de múltiplas linguagens, o que torna a proposta ainda mais dinâmica e atual. 

Sobre o Autor 

Ricardo Alvarenga é maranhense de Santa Inês, doutor e mestre em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Comunicação Organizacional, pela Universidade Estácio de Sá, e graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís. Possui pesquisas na área de Comunicação e Religiões, com foco na América Latina. Atualmente é Professor Visitante da Universidade Federal do Maranhão, no Curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).


 

Alvarenga é também Pesquisador fundador e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Religiões da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). É membro da Associação Católica de Comunicação (Signis Brasil) e do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Professor de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Comunicação Social e Educação, palestrante, assessor e consultor em comunicação para instituições civis e religiosas. 


 

Link do Livro no site da Editora Paulus: https://loja.paulus.com.br/comunicacao-da-igreja-catolica-na-america-latina/p

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.