IMPERATRIZ – Lembra da receita do beijinho feito com ingredientes diet, tão famoso em Imperatriz? Pois é, o Na Mira consultou uma nutricionista para saber até que ponto a guloseima preparada pela doceira Joselinda Maria dos Santos faz bem à saúde, sobretudo aos diabéticos.
A nutricionista Valquíria Leita compara a receita divulgada no Imirante, com um brigadeiro que se compra pronto, e reconhece que o beijinho diet pode sim, ser consumido pelos diabéticos. Porém, faz um alerta, seu consumo precisa ser moderado.
“É uma receita com menos teor de açúcar que a receita do brigadeiro tradicional. Mas o que acontece é que a pessoa, principalmente a diabética, se acomode, por ser coisa receita light (20% menos caloria) e coma mais do que deveria comer”, ressalta Valquíria.
A especialista lembra que por ser um beijinho com menos teor de caloria, a pessoa tende a exagerar no consumo, o que deixa de ser saudável. “Um beijinho desses, consumido em grande quantidade é tão prejudicial quanto os demais. Embora reduzida a quantidade de calorias e açúcares é existente”, alerta a nutricionista.
Pelo lado da saúde, a profissional recomenda o consumo aos diabéticos, desde que seja de forma moderada. “Como a receita é preparada com ingredientes light e diet, a pessoa pode sim ingerir, mas de forma moderada”, afirma. “Se a pessoa não podia comer nenhum, agora pode comer pelo menos um”, completa.
Diferença de light para diet
De acordo com Valquíria Leite, light é quando um alimento possui uma quantidade de algum nutriente como caloria ou açúcar reduzida em até 25%. Já o diet é quando o teor de açúcar ou gordura é zero.
A receita do beijinho é light e diet, pois possui ingredientes em quantidade reduzidas de calorias e ingredientes com zero de calorias. Por exemplo, o leite é light, pois possui uma quantidade reduzida de gordura.
Saiba Mais
- Alimentação equilibrada pode contribuir para a saúde mental
- Nova lei pretende estimular a produção de alimentos nas cidades
- Novo relatório mantém carnes fora da cesta básica
- Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar
- Má alimentação é um dos principais riscos para a saúde mundial, diz OMS
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.