Pesquisa

Alimentação equilibrada pode contribuir para a saúde mental

Entre os nutrientes destacados estão o triptofano, presente em alimentos como ovos, leite e banana, e os ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes como salmão e sardinha.

Na Mira

Alguns alimentos são fontes de nutrientes que favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor, como serotonina, dopamina e noradrenalina.
Alguns alimentos são fontes de nutrientes que favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor, como serotonina, dopamina e noradrenalina. (Foto: divulgação)

MARANHÃO - Uma alimentação saudável pode ter impacto direto na saúde mental, auxiliando no bem-estar emocional. Segundo a nutricionista Adriana Stavro, alguns alimentos são fontes de nutrientes que favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor, como serotonina, dopamina e noradrenalina.

Entre os nutrientes destacados estão o triptofano, presente em alimentos como ovos, leite e banana, e os ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes como salmão e sardinha. Esses componentes atuam como precursores de neurotransmissores e ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Adriana também aponta os probióticos e alimentos fermentados, como iogurte natural, kefir e kombucha, como aliados na regulação da microbiota intestinal, que tem ligação direta com o funcionamento do cérebro. Vitaminas do complexo B, zinco e magnésio também são mencionados como essenciais para o equilíbrio emocional e o bom funcionamento do sistema nervoso.

A especialista ressalta, no entanto, que os alimentos não substituem tratamentos médicos ou psicológicos, mas funcionam como complementares a uma rotina saudável, que deve incluir sono adequado, prática de atividades físicas e acompanhamento profissional quando necessário. Veja alimentos que favorecem a saúde mental:

Peixes como salmão, atum e sardinha
Ricos em ômega-3, esses peixes contribuem para a redução de processos inflamatórios no cérebro, o que pode melhorar a função cognitiva e auxiliar no equilíbrio emocional.

Iogurte natural e alimentos fermentados
Fontes naturais de probióticos, ajudam a manter o equilíbrio da microbiota intestinal. Um intestino saudável está diretamente ligado ao bom funcionamento do cérebro, podendo reduzir sintomas de ansiedade e depressão.

Espinafre, banana e feijão
Esses alimentos são ricos em vitaminas do complexo B, que desempenham papel essencial na regulação do humor, na saúde do sistema nervoso e na sensação geral de bem-estar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.