Data comemorativa

Feliz Dia do Beijo: data é comemorada no dia 13 de abril

E aí, já deu algum beijinho hoje para comemorar a data?

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Cena do filme <i>Meu primeiro amor</i>.
Cena do filme <i>Meu primeiro amor</i>. (Foto: Reprodução)

MUNDO – Boa notícia aos beijoqueiros de plantão, o Dia do Beijo é comemorado em 13 de Abril. Nesta data celebra-se o beijo que é um símbolo de afeto e carinho, sendo um gesto muito antigo e desde a idade média era utilizado com várias simbologias. Nesta data também é celebrado o Dia do Beijo de Língua.

O Dia do Beijo é comemorado em todos os países. Esta data celebra o ato de beijar, que na cultura ocidental, é considerado um gesto de afeição. Se praticado entre amigos, pode ser para um cumprimento ou despedida. Entre casais é geralmente dado nos lábios, como um símbolo de afeição romântica.

Em Roma, era normal que os imperadores permitissem serem beijados nos lábios pelos nobres mais influentes, e os menos importantes beijavam suas mãos. Na Escócia, o costume que de que o padre deveria beijar os lábios da noiva ao final de uma cerimônia. Este era como uma benção para que o casal tivesse felicidade na vida conjugal. Já na festa, a noiva geralmente beijava todos os homens em troca de dinheiro.

A Origem do Beijo

Não existe um inventor do beijo, e nem uma data onde o costume começou, porém pesquisadores, cientistas e antropólogos têm por anos discutido teorias de como esse costume começou. Inicialmente acredita-se que tenha se iniciado dentro de rituais religiosos antigos, em sinal de respeito, mas também é identificado como um fator cultural, onde as pessoas com a necessidade de demonstrar sinais de afeto pelos outros, usavam o beijo para se expressar. As informações são do site Calendário BR.

Tipos de Beijo

Beijo Francês

É o beijo de língua tradicional e o mais comum.

Beijo Titanic

Conhecido também como "beijo babado", é aquele beijo de língua onde tem grande troca de saliva.

Beijo na Testa

Beijos na testa são em sinal de respeito, geralmente entre família ou amigos.

Beijo no Rosto

É o beijo que demonstra amizade.

Beijo Técnico

Beijo sem laços. Apenas para encenação.

Beijo Selinho

Beijo entre amigos ou pessoas que tenham afeto pelo outro.

Escolha um beijo e comemore esta data tão especial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.