Mídias sociais

O que são os influenciadores digitais e quando esse movimento começou?

Mercado que movimenta mais de 50 bilhões de dólares mundialmente promete crescer de forma exponencial no Maranhão.

Gerson Soares / Aduela Ventures, especial para o Na Mira

Atualizada em 13/09/2022 às 15h44
Influenciadora Amanda Licia | Reprodução | Instagram: @amandalicia
Influenciadora Amanda Licia | Reprodução | Instagram: @amandalicia

MARANHÃO- Através das evoluções tecnológicas das comunicações e da popularização das redes sociais, houve uma ruptura nas nossas formas de se relacionar como indivíduos nos últimos anos. Hoje é possível novas formas de interações que antes não eram imaginadas, como ter o contato com uma celebridade da TV, por exemplo.

Esse contexto possibilitou que não somente celebridades estreitassem as suas relações com a sua legião de fãs, mas que também pessoas sem uma carreira artística pudessem se relacionar, interagir e criar uma legião de seguidores e influenciar a vida dessas pessoas.

Mas afinal, o que são os influenciadores digitais?

Segundo Bruna Branco, Influenciadores digitais são pessoas que se destacam na internet por meio de publicações nas mídias sociais que agradam o público e permitem que eles se tornem capazes de influenciá-lo nos seus modos de vida, consumo, comportamento e, até mesmo, opiniões.

Com isso, despertam o interesse de empresas que patrocinam esse espaço do influenciador na internet para promover os seus produtos e serviços. Você com certeza já se deparou com essa frase: Ah! Olha só essa publi!

Influenciadora Amanda Licia | Reprodução | Instagram: @amandalicia
Influenciadora Amanda Licia | Reprodução | Instagram: @amandalicia

Publi é uma gíria da internet para se referir a uma ação de publicidade entre uma marca e influenciador. E não se espante, é uma forma cada vez mais comum das marcas engajarem com seus consumidores e aumentar as vendas dos seus produtos.

Bruno Lima, diretor de operações da Aduela Ventures, ressalta:

“É um mercado em plena expansão. A gente vê influenciadores mundiais ganhando quase meio bilhão de dólares por postagem, existe muito mais espaço nesse mercado para novos influenciadores do que a gente pensa!”

Acha que esse movimento é recente?

Na verdade, ele começou a uns anos atrás, quando marcas esportivas começaram a perceber que patrocinar grandes atletas era uma boa estratégia para impulsionar as vendas dos seus produtos.

“Antigamente, víamos grandes marcas esportivas competindo para ser o principal patrocinador dos grandes atletas em modalidades como futebol, tênis, basquete e vôlei. Era uma receita embrionária do que hoje está se formando nesse novo mercado de influência. Atletas se tornaram influenciadores de marca e impulsionam vendas dos produtos de empresas de artigos esportivos.” - também ressalta, Bruno Lima.

Vitor Coimbra, Diretor de Marketing da Influencer.me, plataforma que conecta influenciadores a marcas anunciantes, aponta que conforme a evolução do mercado de influência percebe-se uma descentralização das campanhas de publicidade. O crescimento dessas mídias abriu um novo leque de possibilidades para as marcas com os influenciadores digitais:

“As pessoas tendem a consumir e comprar mais de um influenciador que segue nas redes sociais, do que de uma celebridade que não se relaciona e influencia na internet.” - Vitor Coimbra, Diretor de Marketing da Influencer.me

Segundo o site Mercado & Consumo, 7 das 10 marcas que mais investem no mercado de influenciadores no Brasil são do setor de varejo de moda. “Todos os processos de negócios ligados a audiência, remuneração e formas de levar essa audiência a anunciantes mudou. Existem várias mídias sociais que se especializam e focam em grupos distintos, não só em relação a consumo específico, mas também em estilo de vida.” Ressalta João Silva - diretor-executivo da Aduela Ventures.

É influenciador ou tem interesse em se conectar com influenciadores digitais para investir nessas estratégias de venda? Acesse o site da Influencer.me e conheça a plataforma que promete conectar influenciadores a anunciantes de forma simples, rápida e segura.

Acesse o site

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.