Moda ecológica

Estilistas levam riquezas do Maranhão para maior evento de moda sustentável da América Latina

Maria Zeferina e João Belfort apresentaram coleções inspiradas no Maranhão no Brasil Eco Fashion Week.

Fabiana Serra/Na Mira

Atualizada em 12/12/2023 às 11h45
Desfiles da estilista Maria Zeferina e João Belfort, respectivamente. (Foto: Divulgação/@agfotosite)
Desfiles da estilista Maria Zeferina e João Belfort, respectivamente. (Foto: Divulgação/@agfotosite)

BRASIL - O Maranhão foi homenageado em desfiles no Brasil Eco Fashion Week (BEFW), que ocorreu entre os dias 7 e 9 de dezembro, em São Paulo. A sétima edição do principal evento de moda sustentável da América Latina, cujo tema foi "Eco Inovação e Desenvolvimento Sustentável", contou com dois desfiles que celebraram elementos regionais de São Luís e do Maranhão.

Leia também: 

Tradição e arte: artesãs de Barreirinhas que trabalham com a fibra do buriti ganham destaque no desfile de Alto Verão de Lenny Niemeyer

Os tons de azul, feitos a partir do tingimento natural com índigo vegetal, dominaram o desfile da estilista Maria Zeferina. A curitibana, que produz no Estado desde 2018, levou para as passarelas peças com estamparia feita à mão com a serigrafia feita com goma de macaxeira e o shibori, além de acabamento artesanal em renda de bilro, produzida em parceria com rendeiras da Associação Bilro de Ouro, localizada na Raposa.

(Foto: Divulgação/@agfotosite)
(Foto: Divulgação/@agfotosite)

Participando pela quarta vez do BEFW, Maria escolheu neste ano como tema do desfile o Maranhão. "A gente traz essa conexão com o Maranhão, com as águas, com a figura do Cazumbá, que é protetor da natureza, que é esse ser místico, então a gente traz um pouco da magia deste personagem e um pouco da magia do Maranhão pra passarela."

Quando chegou no Maranhão, a estilista passou um ano viajando pelo Estado e conta que resolveu se estabelecer em São Luís pelo "encantamento com a cultura local, com as rendas, com as palhas, com todo esse saber ancestral".

(Foto: Divulgação/@agfotosite)
(Foto: Divulgação/@agfotosite)

Ela conheceu a renda de bilro em um centro de artesanato no Maranhão e começou a produzir peças em parceria com as rendeiras da Associação Bilro de Ouro. Tradicional no Estado, este tipo de renda é produzido com diversos pares de bilros - pequenos objetos de madeira, com pontas arredondadas, nos quais as linhas são enroladas para a execução do trançado.

A moda sustentável já existe e ela é feita pelas artesãs
Maria Zeferina
(Foto: Divulgação/@agfotosite)
(Foto: Divulgação/@agfotosite)

"Para mim, é muito importante essa conexão da indústria com o artesanal. Eu acredito que o futuro é ancestral, e conectar a indústria com o fazer manual é a missão de qualquer criador e criadora de moda, eu acho que é a nossa responsabilidade", conclui.

Jamaica Brasileira

Com a coleção cápsula reggae, o estilista maranhense João Belfort escolheu homenagear São Luís, a "Capital Nacional do Reggae", durante a sétima edição do Brasil Eco Fashion Week. O produtor de moda buscou inspiração também na "liberdade no deslizar de corpos, a familiaridade das festas que reúnem parentes de quilombos rurais e urbanos."

(Foto: Divulgação/@agfotosite)
(Foto: Divulgação/@agfotosite)

"Por termos esta ligação ancestral com os povos que habitaram a Jamaica, o reggae acabou sendo recepcionado no Maranhão e a intenção desta coleção é não só mostrar a 'Jamaica brasileira', mas o reggae enquanto parte do ser ludovicense e do ser maranhense", publicou no Instagram.

A reportagem entrou em contato o estilista, mas até o momento não obteve retorno. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.