(Divulgação)

COLUNA

Melissa Marão
Melissa Marão é consultora de Imagem e Estilo.
Moda e estilo

Descubra seu biotipo e valorize sua silhueta com as peças certas

Saiba se seu corpo é do tipo ampulheta, triângulo, triângulo invertido, retângulo ou oval.

Melissa Marão

Existem diferentes formatos de corpos e peças que se encaixam melhor em cada um deles. (Foto: Reprodução)
Existem diferentes formatos de corpos e peças que se encaixam melhor em cada um deles. (Foto: Reprodução)

BRASIL - Estamos tão acostumadas a ver tantos corpos “perfeitos” nas redes sociais que ficamos frustradas ao nos olhar no espelho. Criamos uma falsa ilusão do que é considerado padrão e deixamos que isso abale nossa autoestima.
 
A verdade é que todos os tipos de corpos merecem ser valorizados. Melhor ainda é saber que um simples detalhe na roupa que você veste pode transformar a sua silhueta!

Porém, para que esses “truques” de estilo funcionem, você precisa conhecer e reconhecer o seu corpo, valorizar o que mais gosta e disfarçar o que menos favorece o visual, entendendo as suas formas e aprendendo a usar o seu tipo físico a seu favor.

Para isso, é necessário perceber quais são as suas proporções reais em relação à altura e largura, além da estatura e formas. São três pontos principais da silhueta que devem ser observados: ombros, cintura e quadril. Observando isso descobrimos nosso tipo de corpo: ampulheta, triângulo, triângulo invertido, retângulo e oval. Depois é só conferir as dicas de modelagens, cores, estampas, tecidos e comprimentos que caem melhor para você.

Descubra qual é o seu biotipo. (Foto: Reprodução)
Descubra qual é o seu biotipo. (Foto: Reprodução)

Ampulheta 

Este é o tipo físico ideal feminino, ombros e quadris alinhados e cintura marcada. Os seios são médios e as curvas suaves e proporcionais, o ponto forte do corpo é a cintura fina. Para o corpo ampulheta tudo cai bem, porém é preciso ter cuidado com roupas muito justas, curtas ou com transparência exagerada, evidenciar a região do colo também é uma boa pedida, roupas com modelagem reta na parte de baixo são bem vindas.

Triângulo 

Esse tipo físico tem os ombros mais estreitos do que os quadris. A típica silhueta feminina brasileira. A cintura pode ser marcada ou não. É importante evidenciar os ombros e o colo com peças que tenham decotes mais largos e modernos. É a área do corpo que mais precisa ser valorizada e enfeitada. As blusas estampadas e recortadas são boas opções para valorizar o tipo triângulo.

Para a parte inferior, o ideal é investir nas peças retas e produzidas com tecidos fluidos, maleáveis e de preferência, com cartela de cores nos tons médios e escuros. Caso não goste de usar saias, uma calça reta, lisa e sem bolsos ajuda a valorizar a região.

Triângulo invertido 

Este tipo físico em que a medida dos ombros é maior que a medida dos quadris. Roupas com a parte de cima mais levinha e com detalhes que se direcionam ao pescoço e camuflam os ombros largos. Na parte inferior, a sugestão e garimpar as peças mais estruturadas, com estampas e volumes, focando o olhar para essa região. Para esse tipo físico o importante é deixar a região do ombro mais leve e tentar criar curvas na região no quadril onde não existe. Dica: esqueça calça skinny e os paletós com ombros marcados

Retângulo 

O tipo físico retângulo é muito reto, os ombros são um pouco quadrados ou ligeiramente arrendados e da mesma largura que a cintura e os quadris. Pode usar as mais variadas formas de roupas, desde que sejam acinturadas por meio de cores mais escuras ( principalmente na região do quadril). Abuse dos cintos ou em uma peça com modelagem bem ajustada. Para parecer ter mais curvas, as saias modelo lápis, sutiã ou blusas com bojo são ideias

Oval 

Tem a medida da cintura mais larga do que a dos ombros e quadris. O tipo físico oval é o que requer mais mais cuidados na hora de escolher as melhores peças, é importante escolher tecidos escuros, que sejam fluidos e maleáveis, já que não marcam nenhuma parte do corpo, quanto ao tamanho das roupas não escolha peças largas ou justas demais, pois ao invés de esconder as formas, elas ficarão ainda mais volumosas do que realmente são, o ideal é valorizar o colo para desviar a atenção da parte da barriga, invista em peças retas, decotadas e com detalhes verticais que ajudam a alongar a silhueta. Abuse de colores comprimidos que também alongam  a silhueta.

Se você experimentar uma roupa e ela não ficar boa, o problema é a roupa, e não você!

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.