São João do Maranhão

Saiba mais sobre o cazumbá, personagem mascarado e travesso do bumba meu boi

O personagem típico do bumba meu boi de sotaque da baixada evoca o misticismo do São João do Maranhão.

Na Mira

Atualizada em 24/04/2024 às 10h18
Cazumbá.
Cazumbá. (Foto: Aurea Costa)

SÃO LUÍS - O cazumba, ou cazumbá, é um personagem do São João do Maranhão, típico do bumba meu boi de sotaque da baixada. Com um tom brincalhão e travesso, a figura mascarada e de vestes coloridas evoca o misticismo da manifestação cultural maranhense.

Para Elisene  Matos, doutora em ciências sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o personagem tem um aspecto sobrenatural, representando a vida e a morte no bumba meu boi, o que é revelado por sua indumentária.

“Podemos dividir a composição visual do personagem Cazumba da seguinte forma: a máscara e a túnica. Também chamada de careta ou queixo, a máscara é talhada em formato animalesco (porco, cavalo, jacaré, cachorro)”, disse Elisene ao g1 Maranhão.

A máscara do cazumbá, também chamada de careta, pode ser feita de materiais como a madeira, borracha ou papelão e também pode ser acompanhada de grandes esculturas colocadas em seu topo, chamadas de torres ou coroas.

Já as vestes coloridas do personagem são feitas com miçangas, paetês e canutilhos. Os bordados foram imagens de santos, igrejas, elementos da natureza ou entidades de matriz africana.

“Os desenhos são normalmente de caráter figurativo, sobretudo religioso, com imagens de santos da Igreja Católica, especialmente São João, além de entidades de religiões de matriz africana", explica Elisene. "Mas há aqueles brincantes que preferem ter como bordado figuras abstratas, na maioria das vezes desenhadas por eles mesmos. Quando utilizam o tecido de veludo, por exemplo, optam quase sempre pelas cores vermelho, verde e preto.”

Para completar a indumentária colorida, é colocado um cesto de palha ou um pedaço de madeira embaixo de sua roupa a fim de alargar o quadril do cazumbá. Isso é o que faz o rebolado típico do personagem.

Segundo a doutora em ciências sociais, não existem registros de onde ou quando surgiu a figura do camzubá no bumba meu boi, apesar de alguns artigos de pesquisadores e antropólogos atribuírem uma origem africana ao personagem.

No livro “Cazumbas: pessoas e personagens do bumba-meu-boi”, Elisene comenta sobre a relação descrita por Bráulio Ayres, padre e pesquisador, entre as caretas e vestimentas dos cazumbás e os rituais praticados para os vodus africanos.

“A afirmação feita pelo pesquisador é resultado de suas observações em comunidades africanas, mais precisamente na cidade de Ouidah (região cultural do culto vodu que se estende por Gana, Togo e Benin), onde segundo ele, cada vodu possui uma relação metade humana, metade espiritual. [...] Com efeito, as máscaras africanas possuem semelhança, em alguns aspectos, como o formato animalesco, com as caretas utilizadas pelo personagem Cazumba”, escreve Elisene Matos em seu livro.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.