Você já percebeu sua gengiva sangrar durante a escovação ou uso do fio dental? Mesmo sendo o principal sinal de doença gengival, esse fato não desperta a preocupação na maioria das pessoas em nosso país. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que noventa por cento da população mundial sofre com a gengivite, como é chamada a forma mais comum de inflamação gengival, mas a maior parte dessas pessoas não tem conhecimento e não procura tratamento.
De acordo com a cirurgiã dentista, Mariana Figueiredo, “Gengiva apenas sangra quando está inflamada, doente. O problema maior é que a gengivite, quando não tratada, pode evoluir para a periodontite, que além do sangramento, leva à perda do osso que suporta o dente na boca e, consequentemente, à perda do próprio dente.”
A especialidade que trata das doenças gengivais é a Periodontia, que é responsável pelas estruturas que protegem e sustentam o dente na boca, ou seja, gengiva, osso e ligamento periodontal.
Além da saúde gengival, a Periodontia também cuida da estética do sorriso. Isso porque pacientes com retração gengival têm raízes expostas e pacientes com excesso de gengiva têm os dentes aparentemente muito pequenos. Para a Mariana Figueiredo, “ Ambas condições interferem na beleza e harmonia do sorriso, contudo podem ser corrigidas por meio de cirurgias plásticas realizada por periodontistas no próprio consultório odontológico.”
Os importantes temas, saúde e estética gengival, serão abordados no Interaction 2018 – Meeting de Odontologia.
INTERACTION 2018
Importantes nomes da odontologia nacional e mundial vão estar reunidos em São Luís durante o INTERACTION 2018. O meeting de odontologia, organizado pela odontóloga Mariana Figueiredo, vai reunir diferentes especialidades para oportunizar melhor qualidade no atendimento à população maranhense.
O evento acontece dias 6 e 7 de abril, no Pestana São Luís Resort Hotel.
Saiba mais em: www.interaction2018.com.br/.
Saiba Mais
- Polícia Técnica vai periciar residência onde o dentista foi assassinado
- Segundo suspeito da morte do dentista se entrega na SHPP, na Beira-Mar
- PM prende um dos irmãos suspeitos da morte do dentista na capital
- Família de dentista morto na capital pede a prisão dos criminosos
- Dentistas deveriam ser consultados antes de tratamentos médicos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.