Tsunami

Vídeo: vulcão que pode causar tsunami entra em erupção na costa da África

A erupção até o momento é considerada de pequeno porte.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01

O vulcão de Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na costa da África, a 4,4 mil km de São Luís, entrou em erupção na manhã deste domingo (19), às 11h12. Ele estava adormecido há cinco décadas.

Este é o vulcão ao qual o alerta emitido por autoridades espanholas se referia. De acordo com pesquisadores, a atividade do Cumbre Vieja pode causar ondas que chegariam ao Brasil com cerca de oito metros de altura.

"Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor", explica o pesquisador Carlos Teixeira da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Saiba mais: Vulcão que estava adormecido dá sinais de erupção e pode causar tsunami no Nordeste

A erupção até o momento é considerada de pequeno porte. Segundo especialistas, o risco de tsunami no litoral do nordeste é considerado remoto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.