Política

Em discurso de posse, Macri diz que vai buscar unir a Argentina

Macri foi eleito no segundo turno das eleições, com 51,42% dos votos, contra 48,60% de Daniel Scioli, o candidato apoiado pelo governo.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
( Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente da Argentina, Mauricio Macri, toma posse nesta quinta-feira (10). Ele discursa no Congresso. Em seguida, haverá os cumprimentos ao novo presidente na Casa Rosada, sede do governo. Macri sucede Cristina Kirchner, que ocupou a presidência argentina durante oito anos. Macri foi eleito no segundo turno das eleições, em 22 de novembro, com 51,42% dos votos, contra 48,60% de Daniel Scioli, o candidato apoiado pelo governo.

"Quero reiterar mensagem de confiança. Vou trabalhar para que todos vivam melhor", disse. O novo presidente disse que "quer unir todos". "É um desafio, depois de anos de prepotência e enfrentamento inútil. Todos temos que crescer. Quem votou em nós quer três coisas: pobreza zero, derrotar o narcotráfico e união de todos. Vamos universalizar a proteção social para que nenhuma criança fique desprotegida", disse, ressaltando que adotará políticas para geração de emprego.

A presidenta Dilma Roussef acompanha a posse de Macri. A presidenta deve ter um rápido encontro com Macri na Casa Rosada.

Centenas de argentinos concentraram-se à meia-noite em frente à residência de Macri, comemorando antecipadamente a sua posse. Cantando o hino nacional e gritando “sim, podemos”, simpatizantes de Macri seguiram para a Avenida do Libertador, a fim de saudar o novo presidente. A concentração paralisou o trânsito e dezenas de motoristas começaram a buzinar em frente ao edifício onde mora Macri, que apareceu na varanda e acenou diversas vezes, acompanhado pela mulher, Juliana Awada. Buzinas e fogos de artifício foram ouvidos em outros pontos da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.