Solenidade

Milei será empossado neste domingo presidente da Argentina

Eleito presidente da Argentina há duas semanas, Milei tomará posse com a promessa de elevar a economia do país; Bolsonaro está na Argentina.

Ipolítica, com informações da Folha de S. Paulo

Victoria Villarrue e Javier Milei tomarão posse na Argentina
Victoria Villarrue e Javier Milei tomarão posse na Argentina (Instagran Javier Milei)

SÃO PAULO - A Argentina terá um novo presidente a partir deste domingo. Javier Milei, eleito há duas semanas, tomará posse em solenidade oficial a partir das 11h. Uma série de atos simbólicos marcará o momento.

As cerimônias serão realizadas em quatro locais emblemáticos de Buenos Aires: o Congresso Nacional, a Casa Rosada, a Catedral Metropolitana e o Teatro Colón.

De acordo com a imprensa argentina, Milei entrará num carro fechado para ir do hotel Libertador até o Congresso. Ele está hospedado neste hotel desde o período de campanha. Já por volta de meio dia ele será recebido pela vice-presidente Cristina Kirchner e entrará no salão principal para fazer um breve juramento diante dos parlamentares. Sua vice, Victoria Villarruel fará o mesmo juramento.

Depois disso, Milei receberá a faixa e o bastão presidenciais das mãos do atual presidente Alberto Fernández. Diferentemente do que aconteceu com os seus antecessores, o economista não fará seu primeiro discurso ali, aos congressistas, e sim a seus apoiadores que convocou pelas redes sociais a partir das 11h, pedindo que levassem bandeiras argentinas.

Leia também: Flávio Dino será sabatinado pelo Senado nesta semana

Inédito

Será a primeira vez na história que um presidente empossado fará pronunciamento nas escadarias do edifício, como costumam fazer os presidentes dos Estados Unidos.

Somente depois deste pronunciamento nas escadarias é que ele seguirá num carro conversível pela contramão na avenida de Maio em direção à Casa Rosada. Há uma possibilidade de que ele desça cerca de 200 metros antes, em frente à Catedral, e chegue à sede do governo argentino caminhando.

A expectativa é de que, por volta das 14h, no salão branco, Milei cumprimente chefes de Estado e ex-presidentes internacionais, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está na Argentina desde quinta-feira (7). Lula não irá para a posse. 

Após uma foto oficial, Milei receberá também o restante das delegações estrangeiras, onde deve estar o chanceler de Lula, Mauro Vieira.

Os presidente Luis Lacalle Pou (Uruguai), Gabriel Boric (Chile) e Santiago Peña (Paraguai) são alguns dos que estarão presentes. Entre os representantes da ultradireita mundial, estão o premiê da Hungria, Viktor Orbán - que recebeu Bolsonaro com entusiasmo no sábado (9) o ex-candidato presidencial chileno José Antonio Kast, o líder do partido espanhol Vox, Santiago Abascal, e o ministro de Segurança do governo de El Salvador, Gustavo Villatoro, enviado pelo presidente Nayib Bukele.

O juramento dos seus novos ministros ocorrerá às 17h30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.