FIM DA MAMATA

Javier Milei anuncia a extinção de 15 mil cargos públicos

Medida faz parte de um esforço para diminuir despesas governamentais.

Ipolítica

Presidente da Argentina, Javier Milei segue cortando gastos.
Presidente da Argentina, Javier Milei segue cortando gastos. (Reprodução)

BUENOS AIRES - O presidente da Argentina, Javier Milei, declarou que haverá uma redução de 15 mil cargos no setor público federal em março. A declaração foi complementada por Manuel Adorni, porta-voz do presidente, que indicou a não renovação de contratos temporários que expiram no final do mês.

Durante uma coletiva de imprensa realizada na quarta (27), Adorni esclareceu que a cifra anunciada é apenas uma parte do total de empregos temporários que estão sendo revisados como parte de uma estratégia para cortar gastos públicos. Esta estratégia, apelidada de "plano motosserra", visa à redução do déficit governamental e ao controle da inflação, podendo o número total de cortes exceder 70 mil.

Em dezembro, já havia sido comunicada a eliminação de 5 mil postos temporários, com a promessa de que outros contratos seriam avaliados nos três meses seguintes. A decisão atual incorpora mais 15 mil cortes, enquanto os contratos restantes serão temporariamente estendidos por seis meses para avaliação contínua.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.