Troca de Ideia

Abertas inscrições para Festival de Marchinha Carnavalesca

Segundo Rafael Hachem, idealizador do festival, as inscrições começam nesta terça-feira (26/12) e vai até 15 de janeiro de 2024. Dez músicas serão selecionadas para grande final no dia 3 de fevereiro de 2024.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 26/12/2023 às 09h10

Vem aí o 1º Festival de Marchinhas de Carnaval Maranhense da 98 Records (2024), com o objetivo de resgatar a tradição do do carnaval maranhense com marchinhas cheias de irreverências e divertidas. Em entrevista ao PLUGADO, na MIRANTE FM, na última sexta-feira (22/12), RAFAEL HACHEM, o ‘cara’ da 98 Records e idealizador do festival, comentou sobre o festival e da importância dele para movimentar a cena da música maranhense pegando carona na folia de momo e como 'start' como ação cultural da produtora em 2024.

- A 98 Records está há dois meses no mercado de São Luís e já tornou-se a casa do artista maranhense e brasileiro. Viemos para agregar com a nossa produção musical que é intensa devido à diversidade rítmica, pela forma singular que temos de fazer música. Nesses dois meses de existência já recebemos a visita de vários artistas, e entre elas, a da cantora Alcione, que nos deu o luxo de ensaiar aqui na 98 Records quando veio para participar da Festa da Música no Maranhão. Esse festival de marchinha carnavalesca surge como a primeira ação da 98 Records em 2024. As As inscrições começam hoje e convocamos os artistas maranhenses espalhados pelo Estado para que façam suas inscrições. Vamos celebrar a música, o carnaval, com a realização deste festival, que ocorrerá no dia 3 de fevereiro - ressalta RAFAEL.

98 Records Studio, localizado na rua das Tarrafas no Calhau. Foto: Instagram/98Records.
98 Records Studio, localizado na rua das Tarrafas no Calhau. Foto: Instagram/98Records.

Inscrição

As inscrições estão abertas para todo o Maranhão, a partir desta terça-feira (26/12) e podem ser feitas até o dia 15 de janeiro pelo email: 98recordsevoce@gmail.com (assunto do e-mail: (Inscrição 1º Festival de Marchinha do Carnaval da 98 Records) com os seguintes dados:

a) Autor (es) - (digitado no corpo do email);
b) Título da obra - (digitado no corpo do email);
c) Assunto: Inscrição 1o Festival de Marchinhas (digitado no corpo do email);
d) Endereço e telefone de contato - (digitado no corpo do email);
e) Letra da composição (em documento PDF anexado);
f) Gravação da marchinha (apenas em formato mp3 anexado)

As dez marchinhas serão escolhidas por uma curadoria de sete pessoas, entre as quais, músicos e jornalistas locais renomado, e serão divulgadas pela imprensa local, no Instagram da 98 Records Studios (@98rstudio) e no PLUGADO na MIRANTE FM, no dia 26 de janeiro de 2024. Os proponentes das marchinhas selecionadas serão notificados por e-mail ou telefone.

Para a apresentação ao vivo, a 98 Records Studios fornecerá uma banda base com maestro e diretor musical, responsáveis pela execução e, se necessário, arranjos das composições. Os ensaios com os dez artistas selecionados ocorrerão nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2024.

Grande Final

A finalíssima do FESTIVAL DE MARCHINHAS CARNAVALESCAS será no dia 3 de fevereiro, a partir das 17h, com uma programação super-animada. O local do evento é a 98 Records, na rua das Tarrafas, quadra 9 - casa 15 - Calhau, em São Luís. Para o primeiro lugar a premiação é de R$ 3 mil. O segundo lugar fica 2 mil e o terceiro com R$ 1 mil.

Fique atento a todas as regras!

* Serão aceitas somente inscrições do ritmo “Marchinha de Carnaval”, seja de forma individual ou em parceria.
* Serão aceitas inscrições de “Marchinhas de Carnaval” somente de obras inéditas.
* Cada participante pode inscrever somente uma música. Caso um mesmo participante inscreva mais de uma obra, só será considerada a última inscrição.
* Em caso de obra feita em parceria, basta que um dos coautores realize somente uma inscrição e indique, no corpo do e-mail, que a música foi composta em  parceria, constando o nome do parceiro.

A comissão julgadora será formada por no mínimo 07 (sete) integrantes  convidados entre representantes da música, da literatura, do carnaval da cidade e  da cultura maranhense. Os quesitos de avaliação receberão notas de 5 a 10, de cada um dos  integrantes. Serão avaliadas:
• Letra;
• Harmonia e Melodia;
• Originalidade do tema abordado na marchinha;
• Caracterização e Performances

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.