Em Santa Catarina

Cinco maranhenses são resgatados em situação análoga à escravidão no interior de Santa Catarina

Trabalhadores estavam em alojamentos com situação precária de higiene e sem nenhum registro trabalhista.

Imirante.com, com informações do G1 Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Alojamento de maranhenses em Ituporanga estava em situação precária.
Alojamento de maranhenses em Ituporanga estava em situação precária. (Divulgação)

ITUPORANGA - Nove trabalhadores foram resgatados de uma plantão de cebola, em Ituporanga (SC), em situação análoga à escravidão, sendo que cinco deles são da cidade maranhense de Timbiras, a 316km de São Luís. O resgate dos homens, que estavam em alojamentos precários e sem registros trabalhistas, foi realizado em uma operação conjunta do Ministério Público do Trabalho, da Polícia Federal e da Defensoria Pública da União.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, os cinco maranhenses foram aliciados em Timbiras, pagaram por uma viagem de seis dias até Santa Catarina e, ao chegarem em Ituporanga, tiveram que fazer compras e adquirir dívidas, que depois precisariam ser quitadas por eles, o que é proibido por lei.

"A situação deles terem vindo de Timbiras para essa região já foi bem complicada. Eles tiveram que pagar pela viagem, R$ 50 cada um. E, diante de falsas promessas, passaram seis dias viajando, uma viagem muito difícil e ainda seria descontado o valor da passagem, no valor de R$ 530, ao término do trabalho deles no plantio da cebola, que também não foi explicado quantos dias duraria", informou o auditor fiscal do trabalho Cláudio Secchin, em entrevista ao G1 Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.