Ciências e Engenharia

Projetos científicos do Maranhão ganham cinco prêmios na Febrace

A FEBRACE é a maior mostra pré-universitária de Ciências e Engenharia do país.

Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08

MARANHÃO - O Estado do Maranhão foi mais uma vez destaque na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que aconteceu entre os dias 23 de março e 4 de abril. O anúncio dos prêmios foi feito no último sábado (4) por Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, do Manual do Mundo. A cerimônia de premiação pode ser conferida pelo canal da Febrace no YouTube: http://www.youtube.com/user/FEBRACE.

Um dos projetos de destaque foi o da aluna Dulce Maria Bezerra de Freitas, sob orientação das professoras Annie Francielly Bahia Chaves e Eronilde dos Santos Cunha, da Escola Santa Teresinha, de Imperatriz. Em seu projeto, a estudante fez parcerias com artesãos para a produção de bonecas que melhor representam as características da população afro-brasileira - um exemplo de ação para o empoderamento negro e o respeito à diversidade.

Por este trabalho, Dulce ganhou três prêmios: "Prêmio Destaque Unidades da Federação - Maranhão" e "1º Lugar em Ciências Humanas", ambos concedidos pela Febrace, e o "Prêmio FEMIC", da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica - AMPIC (Veja abaixo a lista dos premiados no Maranhão).

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, a Febrace foi realizada pela primeira vez à distância, pela internet, por causa da pandemia da COVID-19. A mostra deste ano contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 295 escolas de todas as unidades da Federação.

Os projetos foram avaliados em teleconferências fechadas, nas quais os estudantes fizerem apresentações para as bancas de avaliadores. Já aqueles sem acesso à internet tiveram seus trabalhos avaliados pelo material encaminhado anteriormente à Febrace, por vídeo, pôster e relatório. No total, foram concedidos 281 prêmios.

A Febrace é a maior mostra pré-universitária de Ciências e Engenharia do país, com projetos de todas as áreas do conhecimento. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, despertando novas vocações e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Veja aqui a lista completa dos premiados: http://febrace.org.br/finalistas-e-premiados/. Mais informações: www.febrace.org.br

Os vencedores do Maranhão:

Prêmio Destaque Unidades da Federação e 1º Lugar em Ciências Humanas, concedido pela Febrace, e Prêmio FEMIC, da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica - AMPIC.

Projeto: Bonecas e bonecos com características afro-brasileiras: representação e empoderamento negro. De Imperatriz, Dulce Maria Bezerra de Freitas [Estudante], Annie Francielly Bahia Chaves [Orientador(a)] e Eronilde dos Santos Cunha [Coorientador(a)].

4º Lugar em Ciências Humanas, concedido pela Febrace

Projeto: A influência da música no melhoramento do foco e dos estudos: a aplicação do poder de padrão musical melodioso.


De Imperatriz, Cecilia Loretti de Paiva [Estudante], Gabriella Bezerra Brito [Estudante] e Tays Aguiar Seidel [Orientador(a)]

Prêmio FEBIC, da Feira Brasileira de Iniciação Científica

Projeto: Mulheres nas ciências exatas e nas engenharias: uma análise histórico-social. De Imperatriz, Ada Maris Pereira Mário [Estudante], Watila Suellen Coelho Siqueira [Orientador(a)] e Francisco Fernando da Costa e Silva [Coorientador(a)]

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.