Fiscalização

Operação Hollywood: cinemas maranhenses apresentam irregularidades

A operação irá fiscalizar um total de sete cinemas em três municípios.

Imirante.com, com informações do Procon-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Fiscalização ocorre em São Luís, Imperatriz e São José de Ribamar.
Fiscalização ocorre em São Luís, Imperatriz e São José de Ribamar. (Divulgação)

MARANHÃO - Iniciada nesta terça-feira (19), a Operação Hollywood, realizada pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA), objetiva averiguar as condições físicas e sanitárias dos cinemas de São Luís, Imperatriz e São José de Ribamar e buscar melhorias.

Na capital maranhense, no primeiro dia da operação, foram fiscalizados os cinemas das redes Cinépolis e UCI Kinoplex. Durante a fiscalização, foram encontradas as seguintes irregularidades: falta de acessibilidade para cadeirantes; ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e da Portaria n° 34/2015 do Procon, sobre meia-entrada, que deve ser afixada em lugar visível e disponível aos consumidores; falta de clareza nas informações sobre formas de pagamento; problemas na sinalização e na iluminação de emergência para a rota de fuga, acessórios inadequados no banheiro para funcionários, entre outras.

No momento da ação, o Cinépolis não apresentou alvará da Vigilância, mas informou que já solicitou renovação. Diante disso, o estabelecimento foi intimado para prestar esclarecimentos e se adequar no prazo de 15 dias.

Imperatriz

Em Imperatriz, foram fiscalizados os cinemas das redes Cinesystem e o Cine Star. Dentre as irregularidades encontradas, constam necessidade de readequação das instalações elétricas; produtos vencidos; ausência do CDC e da Portaria n° 34/2015 em lugar visível e disponível aos consumidores; e ausência de cupom fiscal.

Operação Hollywood

A operação continua e irá fiscalizar um total de sete cinemas nos três municípios já mencionados. As equipes irão vistoriar critérios como disponibilidade da meia-entrada e de informações claras sobre formas de pagamento, acessibilidade às salas e aos conteúdos veiculados, higiene, estrutura, sistema contra incêndios, rota de fuga e outros.

São Luís

Em São Luís, a operação abrange as franquias Cinépolis, UCI Kinoplex, Cinesystem e Moviecom. Em Imperatriz, serão fiscalizados o Cinesystem e o Cine Star, além do Centerplex em São José de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.