Viva Bem

Saúde visual dos pets: oftalmologista veterinária alerta sobre a prevenção de doenças

No Viva Bem desta terça-feira (27), a oftalmologista veterinária Natália Sarges explica como prevenir as doenças mais comuns relacionadas à saúde de cães e gatos.

Anne Cascaes / Na Mira

Atualizada em 03/08/2023 às 16h58
O Viva Bem desta terça-feira (27) recebe a oftalmologista veterinária Natália Sarges. (Foto: Karen Rios / Na Mira)
O Viva Bem desta terça-feira (27) recebe a oftalmologista veterinária Natália Sarges. (Foto: Karen Rios / Na Mira)

SÃO LUÍS - O check-up da saúde visual do seu pet está em dia? Se a resposta for negativa, que tal conhecer mais sobre a importância dos cuidados com a visão dos cães e gatos?

O Viva Bem desta terça-feira (27) recebe a oftalmologista veterinária Natália Sarges, que explica de que forma os tutores devem cuidar da saúde ocular dos seus animais de estimação.

“Os olhos são órgãos extremamente delicados e sensíveis, e por isso é importante que diariamente os tutores estejam de olho nos olhos dos seus pets, para que possam conseguir perceber alterações sutis e levar, quando necessário, ao atendimento com o oftalmologista”, alertou a profissional.

Segundo Natália, entre os motivos mais comuns para procurar um oftalmologista veterinário, está a síndrome do olho seco, que acontece quando o paciente possui a superfície ocular bastante ressecada e, numa fase inicial, já consegue causar prejuízos.

“Quando chega até uma fase avançada, a síndrome do olho cego pode causar a cegueira do animal. Então, eu costumo dizer que é uma doença simples, mas com potencial de levar o paciente à perda da visão”, explica a oftalmologista.

O que os tutores devem fazer?

Os cuidados diários são essenciais para realizar a prevenção de doenças oculares. Além disso, existem alguns hábitos que podem impactar na rotina saudável dos animais, como é o caso de levá-los para passear com a cabeça para o lado de fora do carro.

“As pessoas não costumam saber a importância de não levar o seus pets em passeios com a cabeça deles para fora do carro, muita gente desconhece que isso é um perigo. Fazer isso resseca a superfície ocular”, frisa Natália.

De acordo com a veterinária Natália Sarges, a limpeza dos olhos precisa ser diária. “Fazendo isso, você acaba retirando corpos estranhos, poeira, pelos e secreções que estão acumuladas”, afirma.

Além disso a profissional dá outras dicas para manter os cuidados:

  • Evitar uso de produtos que possam irritar a área dos olhos;
  • Evitar passeios com a cabeça dos animais para fora do carro;
  • Manter os pelos próximos à região ocular sempre bem aparados ou amarrados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.