Saudável

Para levar na marmita: salada ceaser com frango

A salada Caesar é uma opção prática e nutritiva para incluir em marmitas, mantendo sabor e frescor ao longo do dia.

Na Mira

Salada ceaser com frango.
Salada ceaser com frango. (Foto: Panelinha)

A salada Caesar é um clássico que combina ingredientes simples e saborosos, sendo uma ótima opção tanto para refeições rápidas quanto para marmitas equilibradas. Tradicionalmente composta por alface romana, croutons crocantes, queijo parmesão e um molho à base de anchovas, alho, limão, mostarda e azeite, a Caesar conquistou paladares ao redor do mundo. Algumas variações incluem frango grelhado ou camarões, tornando a salada ainda mais nutritiva e versátil.

Para quem gosta de praticidade, a salada Caesar é uma excelente opção para marmitas. Além de ser fácil de montar, seus ingredientes mantêm a textura e o sabor mesmo após algumas horas na geladeira. Uma dica importante é manter o molho separado e adicioná-lo apenas na hora de comer, garantindo que a alface continue fresca e crocante. Incorporar essa salada à marmita é uma forma de incluir uma refeição leve, saborosa e saudável no dia a dia, perfeita tanto para quem está em busca de praticidade quanto para quem busca refeições balanceadas no trabalho ou em casa.


 

15 min
1

Ingredientes

  • 5 folhas de escarola
  • ½ xícara (chá) de peito de frango cozido e desfiado
  • 1 mandioquinha (batata-baroa)
  • 1½ xícara (chá) de óleo
  • 1 dente de alho
  • 1 filé de anchova
  • 1 colher (chá) de mostarda de Dijon
  • 2 colheres (sopa) de maionese caseira
  • 1 colher (sopa) de água filtrada
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após a publicidade..

Modo de Preparo

  1. Lave sob água corrente e seque bem as folhas de escarola. Sobre a tábua, coloque uma folha sobre a outra, enrole formando um charutinho e corte em fatias finas. Reserve para a montagem.
  2. Descasque a mandioquinha e, com um fatiador de legumes corte em rodelas bem finas. Transfira para uma tigela, cubra com água fria e deixe imersa por 5 minutos - isso deixa a mandioquinha bem crocante depois de frita.
  3. Numa panela pequena, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer - para saber se está na temperatura certa, coloque um palito de fósforo dentro do óleo, quando acender está no ponto.
  4. Enquanto o óleo aquece, passe as mandioquinhas por uma peneira e seque bem as fatias com um pano de prato limpo. Separe uma travessa forrada com papel-toalha.
  5. Quando o óleo estiver quente, com a escumadeira, adicione 1/3 das fatias de mandioquinha por vez - mexa delicadamente para que não grudem umas nas outras. Assim que começarem a dourar, com a escumadeira, transfira as fatias para a travessa com papel-toalha. Repita com o restante da mandioquinha.
  6. Descasque o dente de alho. Numa tábua, pique fino o alho e o filé de anchova, transfira para um pote de vidro com tampa. Junte a maionese, a mostarda e a água. Tampe e chacoalhe bem para misturar. Prove e ajuste o sal e a pimenta.
  7. Separe um pote de vidro alto e monte a salada em camadas na seguinte ordem: coloque primeiro o frango desfiado, cubra com a escarola fatiada e complete com a mandioquinha chips. Feche o pote e leve para a geladeira. Acrescente o molho apenas na hora de consumir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.

ENVIE SUA RECEITA

Insira seu nome. O e-mail informado não é válido. O título da receita é obrigatório.
Selecione uma categoria. A quantidade de porções é obrigatória. É preciso saber a quantidade de pessoas que a sua receita serve. O tempo de preparo é obrigatório.
Mídias
É necessário enviar ao menos uma imagem.
É preciso inserir a relação de ingredientes.
O modo de preparo é obrigatório.
É preciso validar o captcha antes de enviar.
É necessário preencher a caixa de autorização.