Cheia do Rio Tocantins

Enchente: mais de 230 famílias estão desabrigadas na cidade de Imperatriz

O total de afetados com a cheia do rio Tocantins é de mais de 900 pessoas.

Imirante.com

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13
Ações conjuntas envolvem as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Planejamento Urbano, Limpeza, Infraestrutura, de Governo e Defesa Civil.(Foto: Divulgação / Defesa Civil)
Ações conjuntas envolvem as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Planejamento Urbano, Limpeza, Infraestrutura, de Governo e Defesa Civil.(Foto: Divulgação / Defesa Civil)

IMPERATRIZ - Mais de 230 famílias se encontram desabrigadas devido ao aumento do nível do rio Tocantins, que ultrapassou dez metros acima do normal no município de Imperatriz. O total de afetados com a cheia do rio é de mais de 900 pessoas.

Leia também:

Prefeito de Imperatriz cancela Carnaval 2022 na cidade

Mirador e Imperatriz somam mais de 430 famílias atingidas pelas enchentes

Segundo o relatório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Defesa Civil e Secretaria de Governo do Estado do Maranhão (Segov), são 231 famílias desabrigadas e com total de pessoas impactadas de 926 considerando número de pessoas em abrigos e em casa de familiares.

Ainda segundo o relatório, aproximadamente 89 famílias desalojadas estão em casas de familiares e 12 famílias do Parque Alvorada retornaram para suas casas. O relatório foi atualizado no fim da manhã desta quinta-feira (6).

Veja quadro completo abaixo:

Escola Tiradentes
20 famílias
59 pessoas

Igreja São Sebastião
30famílias na quadra da
123 pessoas.

Quadra Caema
36 famílias
121 pessoas

Parque de Exposições
25 famílias
74 pessoas

Escola Governador Acher
19 famílias
55 pessoas

Igreja Harpa de Davi no Parque Alvorada
05 famílias
27 pessoas.

Igreja Nova Vida no Bacuri

07 famílias
22 pessoas.

O Município tem realizado uma força-tarefa para acolher essas famílias. Ações conjuntas envolvem as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Planejamento Urbano, Limpeza, Infraestrutura, de Governo e Defesa Civil.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Imperatriz
Foto: Divulgação / Prefeitura de Imperatriz

E nesta segunda-feira (10), o Restaurante Popular vai retomar as atividades para acolher as famílias desabrigadas na cidade de Imperatriz.

Atendimentos médicos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) continua com os atendimentos médicos às famílias afetadas pela cheia do Rio Tocantins na cidade. As Equipes da Atenção Básica estiveram na noite dessa quarta-feira (5) em mais um abrigo prestando assistência à comunidade.

Carnaval cancelado

Nessa quarta-feira (5) o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, usou as redes sociais para tornar pública a informação sobre o cancelamento do Carnaval de Imperatriz. Assim como na capital São Luís e em outras cidades, a decisão também considerada as condições de saúde da população, com o surto de gripe, mas também os problemas de infraestrutura e principalmente a situação de centenas de pessoas desabrigadas ou desalojadas pela enchente do rio Tocantins e dos riachos que transbordaram na cidade.

Mirador

Centenas de famílias vivem um drama em cidades maranhenses onde as cheias dos rios causam enchentes. Cinco municípios maranhenses já decretaram situação de emergência, são eles: Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá e Paraibano. Foi o que informou, por meio de nota nessa quarta-feira (5), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), com base no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID).

Casas desabaram durante enchente em Mirador. Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante.
Casas desabaram durante enchente em Mirador. Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante.

No município de Mirador, a cheia do rio Itapecuru provocou destruição, deixando 203 famílias desabrigadas e desalojadas. Na manhã desta quinta-feira (6), o nível do rio alcançou 5,07 metros acima do normal. Moradores se unem para juntar o que sobrou após nove casas desabarem. Bancos, comércio e até prédios de órgãos públicos ficaram alagados. Apesar dos grandes danos, nenhuma morte foi registrada, segundo o Corpo de Bombeiros. Há previsão de mais chuva para a cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.