No gosto dos brasileiros...

Conheça a produção de cerveja artesanal

O investimento inicial é de cerca de R$1.500 para a produção de 20 litros de cerveja.

Letícia Sekitani especial para Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45

IMPERATRIZ - As cervejas artesanais estão caindo no gosto dos brasileiros e no cotidiano de quem a produz.

O Imirante Imperatriz conversou com o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Alysson Steimacher, e com o policial civil, Markus Handerson, para conhecer o processo de fabricação de cerveja caseira.

 Parte dos ingredientes para a produção de cerveja. (Foto: Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz)
Parte dos ingredientes para a produção de cerveja. (Foto: Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz)

O primeiro passo é a aquisição dos materiais. De acordo com Markus, o primeiro investimento é de cerca de R$1500 reais. Ele possui 3 fogões de alta pressão para o cozimento, três panelas de 40 litros, termômetros, geladeira com controlador de temperatura, aparelho refrator (para medir o açúcar da mistura), entre outros objetos necessários para a produção.

O professor Alysson Steimacher, conta como ele conduz o processo de produção da cerveja artesanal.

Ele diz que compra o grão de cevada ou trigo, já maltado (dependendo do estilo da cerveja). Depois esse grão é moído e adiciona à eles água, com temperatura controlada. Essa etapa é chamada de brassagem.

 Ingrediente vai ao fogo, no inicio da produção da bebida. (Foto: Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz)
Ingrediente vai ao fogo, no inicio da produção da bebida. (Foto: Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz)

"Nessa etapa nós aquecemos os grãos na água a fim de que as enzimas presentes nos grãos convertam o amido presente nos grãos em açucar. Esse processo pode levar até umas 2 horas, dependendo do estilo da cerveja", detalha Alysson.

Depois da brassagem, há a etapa de filtragem. Aí separa-se os grãos do líquido, que é chamado de "mosto". "É basicamente um chá bastante adocicado de malte", afirma o professor.

 O professor Markus Handerson, em laboratório, mostrou como é o processo de fabricação da cerveja artesanal. (Foto: Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz)
O professor Markus Handerson, em laboratório, mostrou como é o processo de fabricação da cerveja artesanal. (Foto: Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz)

Depois da filtragem, ocorre o processo de fervura. É neste processo onde são adicionados os lúpulos, responsáveis pelo amargor da cerveja. "Esse processo de fervura também é responsável por eliminar alguns off-flavors, responsáveis por aromas indesejáveis na cerveja", explica.

A fervura leva em torno de uma hora. Depois, o "mosto" deve ser resfriado rapidamente. Quando atingir a temperatura ideal (de 12 a 25 graus, dependendo do estilo) o fermento é adicionado.
"Nesta etapa, o trabalho é todo das leveduras. São elas que irão converter o açúcar presente no mosto em álcool e gás carbônico", conclui Alysson.

De acordo com ele, a fermentação leva de sete a 10 dias.
Alysson já produziu oito tipos diferentes de cerveja:


1- Blonde Ale americana, com lúpulos cítricos.
2 - Witbier, cerveja de trigo com especiarias
3 - Dubbel com rapadura
4 - Belgian Blond Ale
5 - American Amber Ale (AAA)
6 - Premmium Bitter, cerveja de estilo inglês
7 - Pumpkin Ale, cerveja com abóbora, típica das festas de Halloween
8 - Oatmel Porter maturada com cacau da Bahia, que está na segunda fermentação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.