1º sextou de agosto🍻

Dia da Cerveja: escolher o copo certo pode fazer a diferença na hora de apreciar

As cervejas brasileiras são inovadoras nos sabores.

Na Mira

Atualizada em 04/08/2023 às 08h57
Uma dica é sempre deixar o corpo de cerveja com 1 ou 2 dedos de espuma.
Uma dica é sempre deixar o corpo de cerveja com 1 ou 2 dedos de espuma. (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - Neste dia 4, primeiro sextou de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Cerveja - comemoração móvel internacional, que foi lançada em 2007 na cidade norte-americana de São Francisco na Califórnia. A data da celebração pode ocorrer entre os dias 1º e 7 de agosto de cada ano no calendário gregoriano, na primeira sexta-feira do mês.

As cervejas brasileiras são inovadoras nos sabores e podem levar frutas vermelhas, castanha de baru, alecrim, tomate e até limão e cúrcuma, trazendo cada vez mais o estilo brasileiro para cerveja - uma bebida milenar.

Você sabia que existem mais de 150 estilos de cervejas e também vários copos diferentes indicados para melhorar a experiência sensorial do consumidor? "A escolha do copo interfere diretamente na impressão sensorial da cerveja. Em casos de falta de copos variados para atender diversos tipos de estilos cervejeiros, uma boa dica é ter sempre à disposição a taça de vinho branco. Muito usada em restaurantes que conseguem atender ambos os nichos de mercado: vinhos e cervejas", disse a gastróloga e sommelière Bárbara Soares, em entrevista ao g1.

Para garantir uma experiência ainda melhor ao tomar uma cerveja a dica é sempre deixar o corpo com 1 ou 2 dedos de espuma.

Setor cervejeiro cresce quase 12%

Esta data bem que poderia se chamar Dia da Paixão Nacional. E tanto o consumo, como a produção da bebida tem aumentado no Brasil. No último ano, o setor cervejeiro cresceu 11,6%, de acordo com Anuário da Cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em junho. O crescimento indica que um em cada oito municípios brasileiros tem, pelo menos, uma cervejaria.

Neste ano, o volume de vendas no território nacional deve chegar a 16 bilhões de litros, 4,5% a mais em relação a 2022, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja. Segundo o presidente da entidade, a padronização de regras do setor contribuiu para esses resultados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.