Parceria

Cervejaria Quadra 66 assina termo de compromisso do Selo Comemorativo aos 25 anos de São Luís como Patrimônio da Humanidade

A cervejaria maranhense estampará em seus rótulos o Selo Comemorativo; representantes de órgãos municipal participaram da cerimônia de assinatura.

Publipost / Quadra 66

Atualizada em 06/09/2022 às 13h31
Felipe Mussalém (Amdes), Eliane Reis (Quadra 66) e Kátia Bogéa (Fumph) durante assinatura do termo. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Felipe Mussalém (Amdes), Eliane Reis (Quadra 66) e Kátia Bogéa (Fumph) durante assinatura do termo. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS – Neste ano, São Luís comemora 25 anos do título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido em dezembro de 1997 pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco). De lá para cá, muita coisa foi feita para manter o conjunto arquitetônico da capital maranhense preservado e manter viva parte da história da cidade.

Em agosto deste ano, a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Agência Municipal de Desenvolvimento Social (Amdes) e a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Associação Comercial do Maranhão (ACM), lançaram a campanha e o selo ‘São Luís Patrimônio Mundial – 25 anos’. O selo comemorativo utiliza grafismo característico dos azulejos que compõem as fachadas e gradis de grande parte das construções coloniais do Centro Histórico de São Luís.

O selo comemorativo aos 25 anos da capital maranhense como Patrimônio Cultural da Humanidade é oferecido a empresas que queiram estampá-lo em seus produtos e peças promocionais. Uma dessas empresas é a Cervejaria Artesanal Quadra 66, genuinamente maranhense, que existe há cinco.

No último dia 1º de agosto, a Cervejaria Artesanal Quadra 66 assinou o termo de compromisso do Selo Comemorativo aos 25 anos de São Luís Patrimônio Mundial, em cerimônia realizada na loja da fábrica da cervejaria, situada no bairro Araçagi, em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. Com isso, as garrafas das cervejas da marca contarão com o selo comemorativo estampado em seus rótulos.

Participaram da assinatura do termo Eliane Reis, diretora executiva da Cervejaria Artesanal Quadra 66; Felipe Mussalém, presidente da Amdes; a representante da Fumph, Kátia Bogéa, e convidados. A Quadra 66 é a primeira cervejaria artesanal do Maranhão.

Cervejas artesanais da Quadra 66. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Cervejas artesanais da Quadra 66. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

De acordo com Eliane Reis, o selo comemorativo é algo que reforça o posicionamento de marca da cervejaria e a identificação com suas raízes e com o povo do Maranhão, em especial de São Luís.

“Quadra 66 é parte do endereço onde meus pais moram e onde começamos com a produção das cervejas. Quando decidimos abrir, primeiro onde tudo começou, que foi na quadra 66, e depois a gente queria comunicar muito a marca São Luís, alguma coisa que fosse muito forte, que tivesse uma identidade forte da capital, não só para o maranhense, mas, também, para quem é de fora do Estado ou do país, que é a nossa arquitetura. Aí criamos nossa marca, que é o arco, inspirada nos gradis do Mercado das Tulhas, e a luminária, algo bem característico de São Luís”, conta a diretora executiva da Cervejaria Quadra 66.

Segundo Kátia Bogéa, da Fumph, a cerveja tem uma referência histórica muito grande. E uma cervejaria artesanal toda produzida no Maranhão reforça esse sentimento de pertencimento dos maranhenses e ludovicenses.

“A cervejaria ela é daqui do Maranhão e é recente. Ela está abraçando em seu rótulo uma referência da coisa mais importante aqui deste Estado, do Brasil e do mundo que é o sítio que é Patrimônio Mundial. Um reconhecimento desse da Unesco ele se dá em pouquíssimos lugares do planeta Terra. Apenas 1.154 bens foram inscritos na lista do Patrimônio Mundial”, afirma Kátia Bogéa.

Kátia Bogéa, titular da Fumph. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Kátia Bogéa, titular da Fumph. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

Para o presidente da Amdes, Felipe Mussalém, a Prefeitura de São Luís e o prefeito Eduardo Braide estão sempre à disposição para dialogar com a classe empresarial que é uma percursora de boas iniciativas.

“A sensação de pertencimento precisa evoluir para que nós também fiquemos maravilhados, pois a gente passa todos os dias pelo Centro e acaba, de repente, se acostumando com ele. O reforço de uma iniciativa como essa tira a gente da zona de conforto, tira a gente daquele costume e passa a reparar mais. A Quadra 66 é feita por pessoas que não são de São Luís, mas que valorizam essa iniciativa”, diz Felipe Mussalém.

Felipe Mussalém, presidente da Amdes. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Felipe Mussalém, presidente da Amdes. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

Quadra 66

Dos azulejos portugueses ao arco do Mercado das Tulhas, a Cervejaria Artesanal Quadra 66 se inspira na arquitetura de São Luís em suas formas e cores. A origem do nome Quadra 66 remete ao local onde foi o ponto de partida para a realização desse grande sonho: o endereço onde foi iniciada a produção das primeiras cervejas.

Cerveja artesanal é toda produzida na Região Metropolitana de São Luís. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Cerveja artesanal é toda produzida na Região Metropolitana de São Luís. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

Presente no mercado desde 2018, a Quadra 66 é a primeira cervejaria artesanal maranhense medalhista em concursos nacional de cervejas. A cervejaria ganhou em 2021 a medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas com o estilo Strong Bitter e medalha de bronze no Brasil Beer Cup com o estilo Hop Lager.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.