Paneleiras bloqueiam Av. Bernardo Sayão nesta manhã (14)
A medida foi contra o pedido de desapropriação de um espaço.IMPERATRIZ – As vendedoras da famosa “panelada das quatro bocas”, prato típico imperatrizense, interditaram, na manhã de hoje (14), a Avenida Bernardo Sayão, no cruzamento com a rua Rio Grande do Norte. Elas protestam contra uma notificação do dono de um imóvel em construção, que solicitou a saída imediata do local e, falta de um espaço prometido pela prefeitura para vender suas refeições.

As irmãs Kelismar Tito dos Santos (que vende há dois anos e meio) e Keiliane Tito dos Santos (que vende há quatro anos), têm a mesma pauta de reclamação e concordam que o proprietário do espaço tem o seu direito de solicitar que elas se retirem de lá, mas, em contrapartida, questionam o não posicionamento do poder público municipal em solucionar o problema.
“Nós decidimos bloquear aqui porque não temos um lugar para ir. Só promessa, promessa, promessa. Não tiro a razão do dono, o espaço é dele, mas onde iremos trabalhar? Vou tirar dinheiro de onde para pagar o meu carrinho? Estamos reivindicando um espaço que já foi prometido”, exclama Kelismar dos Santos.

O proprietário da construção, José Júnior, relata que desde abril deste ano que as paneleiras foram notificadas sobre a desapropriação do lugar.
“Eu dei um prazo em abril para elas se retirarem do local. Informei à presidente da associação das paneleiras sobre a desapropriação. A prefeitura ia dar um espaço à elas, mas, até agora, não fizeram nada”, conta o proprietário.
Em respostas às queixas, o secretário de Planejamento Urbano Richard Sebba, relata que o Poder Público não tem uma solução em curto prazo e diz que a secretaria está à procura um espaço para instalar o pessoal.
“O problema aqui é de uma associação privada, que quer que o Poder Público dê uma solução para um problema privado. Nós vamos continuar na nossa linha de buscar a solução, mas através de um estudo, de uma técnica. Em curto prazo, nós não temos uma solução”, explica o secretário.
O secretário informou, ainda, que foram feitas de seis a oito reuniões com a associação, de fevereiro até o presente momento, para traçar estratégias para um novo local.

Panelada das Quatro Bocas
A “panelada das Quatro Bocas” é um espaço já conhecido pelo imperatrizense e por quem, ainda, nem conhece a cidade. O prato típico imperatrizense, consagrado nacionalmente, é a panelada. Ao todo, são 42 vendedores e vendedoras de paneladas, num espaço de um aproximadamente 200 metros.
Em agosto de 2013 elas fizeram um protesto contra uma determinação da prefeitura para se retirarem do local.
Mais notícias