Manifestação

Estudantes protestam contra a falta de ônibus

O protesto se concentrou na frente do Ifma. Os alunos interditaram a avenida Newton Belo, no acesso à Estrada do Arroz.

Tátyna Viana / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

IMPERATRIZ – No fim da tarde desta quarta-feira (31), estudantes do Instituto Federal do Maranhão fizeram uma manifestação em frente ao campus do Ifma, interditando a avenida Newton Belo, que dá acesso à Estrada do Arroz. Eles protestam contra a falta de ônibus nas linhas urbanas e algumas intermunicipais.

“Nós estamos reivindicando um direito que é nosso, de ter transporte público para ir à escola. Há um mês nós estamos enfrentando essa situação e cada dia que passa fica pior, muitos estudantes estão vindo a pé porque não têm condições de pagar outro transporte mais caro”, disse a estudante Kelly Aires.

Com cartazes, palavras de ordem, dezenas de alunos fizeram uma espécie de corrente, de mãos dadas, para impedir que os motoristas tentassem furar o bloqueio. A avenida é a principal via de acesso para a indústria de papel e celulose. Os funcionários da fábrica tiveram que procurar ruas alternativas para chegar ao trabalho ou voltar para casa.

A Polícia Militar esteve no local, mas o protesto foi pacífico.

Mais de 50 ônibus da empresa VBL, que detém a concessão da maioria das linhas do tranporte público, estão apreendidos. A empresa adquiriu novos ônibus, mas eles não foram vistoriados.

“Eu estou pagando R$ 16 reais por dia para vir de Davinópolis, porque não tem ônibus, não dá mais para suportar essa situação”, disse o estudante Elenilson Lima.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.