Quadro maranhense

Com prata da Fadinha, Maranhão chega à sua quarta medalha

Nova estrela do skate se junta aos maranhense Tânia Maranhão, duas pratas no futebol feminino, e o velocista Codó, bronze no atletismo em Pequim

Eduardo Lindoso / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Maranhense Codó é medalhista de bronze, em Pequim.
Maranhense Codó é medalhista de bronze, em Pequim.

SÃO LUÍS – Com a medalha histórica de Rayssa Leal, a mais jovem brasileira a subir em um pódio de uma Olimpíada, o Maranhão aumentou de três para quatro o seu quadro individual. A Fadinha agora se junta a ex-jogadora de futebol, Tânia Maranhão, que tem duas pratas, e ao velocista José Carlos Moreira, o Codó, que tem um bronze. E essa conta ainda pode aumentar, lembrando que a seleção de handebol feminino conta com a central maranhense Ana Paula, o Hipismo tem Marlon Zanotelli, o rugby as gêmeas Thalia e Thalita e o atletismo João Falcão. Sem contar que no time do atletismo brasileiro tem mais seis atletas que representam o Projeto Atletismo Maranhão (CTMA).

LEIA MAIS

MA em Tóquio: veja os 12 atletas do Estado que estarão nas Olimpíadas

Rayssa Leal vira "hit" na internet e pede até uma Olimpíada no Maranhão

A prata de Rayssa Leal se junta as pratas de Tânia Maranhão, que brilhou ao lado de Pretinha, Marta, Formiga e Cristiane na geração mais vitoriosa do futebol feminino do Brasil, em Atenas 2004 e Pequim 2008. Já o velocista Codó, teve sua medalha de bronze assegurada pelo revezamento 4 por 100 metros, ao lado de Bruno Lins, Sandro Viana e Vicente Lenílson, após confirmação de um caso de doping na equipe Jamaicana, em 2017. A prova foi disputada em Pequim 2008.

Como a Fadinha já encerrou sua atividade, inclusive chega ao Maranhão nesta quarta-feira, 28, agora é torcer pelos outros maranhenses. Na quarta-feira, 28, as gêmeas Thalia e Thalita estarão em campo pelo time nacional de rugby, contra o Canadá, às 21h30. João Falcão fará sua apresentação na sexta-feira, 30, pelo time brasileiro de atletismo. O maranhense participa no 4x400 e a sua apresentação deve começar por volta das 8h. O Marlon Zanotelli entra na disputa do hipismo no sábado, 31, às 19h45.

Rayssa Leal ganhou prata no skate em Tóquio
Rayssa Leal ganhou prata no skate em Tóquio

Primeira vitória no handebol

A central Ana Paula chegou em Tóquio para sua quarta Olimpíada, após Pequim, Londres e Rio, e estreou com empate diante das atuais campeãs do handebol, a Rússia. Na segunda partida, diante da Hungria, veio a primeira vitória do Brasil.

A Seleção Brasileira fez 33 a 27, na madrugada desta terça-feira, 27, no Ginásio Nacional Yoyogi. O jogo valeu pela segunda rodada do Grupo B da Olimpíada de Tóquio.

O próximo compromisso da seleção feminina na competição será na próxima quarta-feira, 27, quando enfrenta a Espanha a partir das 23h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.