Rugby em Tóquio

Com maranhenses, seleção feminina conhece horários dos jogos

Grupo encerrou preparação com atividades em CT de São José dos Campo

Com informações da CBRu

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Seleção Brasileira de rugby em treinamento
Seleção Brasileira de rugby em treinamento (Fotojump/CBRu)

TÓQUIO - As Yaras, Seleção Brasileira feminina de rugby sevens, conheceram nesta quarta-feira, 7, os horários das partidas da primeira fase nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A estreia será contra o Canadá, no dia 28, às 21h30 (de Brasília). A equipe encara na sequência a França, no dia 29, às 5h, e Fiji, ainda no dia 29 em território brasileiro, às 21h. As maranhenses Thalia e Thalita da Silva Costa fazem parte da equipe nacional.

As disputas das semifinais, medalha de bronze e de ouro do torneio feminino acontecerão entre o fim da noite do dia 30 e manhã do dia 31 de julho no Brasil, como parte do chamado "Super Sábado" - tradicionalmente um destaque dos Jogos Olímpicos.

O grupo encerrou nesta quarta-feira a preparação no Brasil com atividades no CT de São José dos Campos (SP) e embarca na quinta-feira para a cidade de Nagato, no Japão. Lá, a equipe passará mais duas semanas em treinamento e na sequência seguirá para Tóquio, onde acontecem as disputas do rugby sevens.

O Brasil está no grupo B, ao lado de Canadá (atual medalhista de bronze), França e Fiji. O grupo A conta com Nova Zelândia (atual medalhista de prata), Rússia, Grã-Bretanha e Quênia. Já na chave C estão Austrália (atual campeã olímpica), Estados Unidos, China e Japão.

Convocadas

As atletas convocadas pelo técnico Will Broderick são: Mariana Nicolau, Luiza Gonzalez da Costa, Rafaela Zanellato, Leila Cassia dos Santos, Thalia da Silva Costa, Isadora Cerullo, Aline Ribeiro Furtado, Mariana Fiovaranti, Haline Leme Scatrut, Raquel Kochhann (capitã), Bianca dos Santos Silva e Thalita da Silva Costa. As duas atletas reservas selecionadas são Eshyllen Coimbra e Gabriela Lima.

Entre as convocadas, quatro atletas são remanescentes da equipe que disputou os Jogos da Rio-2016: Haline Scatrut, Isadora Cerullo, Luiza Gonzalez e Raquel Kochhann. Elas auxiliaram as Yaras a terminarem na nona posição na primeira participação olímpica.

O rugby retornou aos Jogos Olímpicos na Rio 2016 após 92 anos. O esporte já foi praticado em quatro edições, contudo, na modalidade XV, em que 15 atletas de cada lado defendem a sua nação. Desde 2016, o rugby sevens (sete atletas por equipe) é a modalidade olímpica.

Maranhenses na equipe

As ponteiras maranhenses Thalia e Thalita Costa, de 24 anos, irmãs gêmeas, fazem parte da Seleção Brasileira.

Eles nasceram em São Luís começaram a carreira esportiva no atletismo. Em seguida, passaram a jogar rugby sevens em 2017. Depois de se destacaram pela Associação Maranhense de Rugby (Amaru), as gêmeas se transferiram para o Delta Rugby, do Piauí, equipe participante do Super Sevens, campeonato brasileiro da modalidade

Partidas do Brasil na primeira fase dos Jogos Olímpicos:

28.07 - Brasil x Canadá - 21h30

29.07 - Brasil x França - 5h

29.07 - Brasil x Fiji - 21h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.