Retrospectiva 2023

Janeiro: "Oscar do Esporte", Adriele brilhando, Vini Jr. sendo alvo de racismo e morte no surfe

Troféu Mirante, que premiou atletas de 20 modalidades do esperte do Maranhão, marcou mês no esporte.

Imirante Esporte

- Atualizada em 12/12/2023 às 10h03
Troféu Mirante Esporte chegou à sua 18ª edição neste ano de 2023 (Foto - Matheus Soares / Grupo Mirante)
Troféu Mirante Esporte chegou à sua 18ª edição neste ano de 2023 (Foto - Matheus Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O primeiro mês de 2023, como acontece desde 2011, foi marcado pelo “Oscar do esporte maranhense”, o Troféu Mirante Esporte. E nesta mesma cerimônia, a melhor jogadora de beach soccer do mundo, a maranhense Adriele Rocha, bateu recorde de premiações e conquistou a "tríplice coroa". Esse mês de fevereiro também teve notícia triste. O jogador brasileiro Vini Jr. foi alvo de ofensas racistas em clássico na Espanha e o surfista brasileiro de onda gigantes, Márcio Freire, morreu após queda Portugal. 

Troféu Mirante Esporte 2023 tem noite de premiações e homenagens no teatro Arthur Azevedo

Em uma noite de gala, com emoção, homenagens e muitas premiações, foi realizada no dia 25 de janeiro a 18ª edição do Troféu Mirante 2023. A festa, que premiou os melhores da temporada passada, voltou ao seu palco mais pomposo, o Teatro Arthur Azevedo, no centro histórico de São Luís. Atletas de vinte e nove modalidades foram premiados após indicações das suas respectivas federações. A festa teve também como momento marcante as homenagens a Edivaldo Pereira Biguá; jornalista e dirigente, que faleceu no fim de 2022, aos jogadores Roberto Dinamite e Pelé e a ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, todos falecidos no ano passado.

Relembra aqui

Atleta do ano, Adriele Rocha fatura inédita "tríplice coroa" no Troféu Mirante Esporte

Eleita a melhor jogadora de beach soccer do mundo na temporada anterior, a ala Adriele Rocha fez história na 18ª edição do Troféu Mirante Esporte. Adriele levou o prêmio de melhor atleta de sua modalidade, garantiu o troféu de atleta do ano no voto popular e conquistou o título de atleta do ano no júri técnico, formado por jornalistas esportivos do Grupo Mirante. Além da inédita "tríplice coroa" em quase duas décadas do Oscar do Esporte Maranhense, a craque do beach soccer faturou ainda um troféu especial de Incentivo ao Esporte, como reconhecimento por chegar ao topo do mundo. 

Adriele Rocha, atleta de Beach Soccer, faturou três taças e um prêmio especial no Troféu Mirante Esporte. (Matheus Soares / Grupo Mirante)
Adriele Rocha, atleta de Beach Soccer, faturou três taças e um prêmio especial no Troféu Mirante Esporte. (Matheus Soares / Grupo Mirante)

Relembre aqui

Vini Jr é alvo de provocação racista antes de clássico Real x Atlético

O brasileiro Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid voltou a ser alvo de ataques racistas na Espanha. Na quinta-feira (26), dia do clássico contra o Atlético de Madrid, pelas quartas de final da Copa do Rei, um boneco preto com a camisa 10 – número do uniforme do jogador – apareceu pendurado pelo pescoço em uma ponte da capital espanhola, junto a uma faixa com a frase “Madrid odeia o Real” estendida na mureta de proteção. As imagens do ato racista se espalharam nas redes sociais. 

Relembre aqui 

Márcio Freire, surfista de ondas gigantes, morre após queda em Nazaré

Na quinta-feira (5), morreu o surfista brasileiro de ondas gigantes Márcio Freire, aos 47 anos. Ele sofreu um acidente ao descer de um dos "paredões" da praia do Norte, em Nazaré, Portugal, e não resistiu aos ferimentos. Segundo informações da imprensa portuguesa, o corpo de Márcio Freire vai ser transportado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Leiria. Márcio Freire teria sido resgatado para a praia em um jet ski, porém, já em parada cardio-respiratória. O amigo e surfista Vinicius dos Santos chegou ao local sem saber o que havia acontecido e, após notar a movimentação na areia, viu o veterano recebendo o atendimento.

Relembre aqui 

Márcio Freire, surfista de ondas grandes, morreu em Nazaré. (Foto: Reprodução)
Márcio Freire, surfista de ondas grandes, morreu em Nazaré. (Foto: Reprodução)

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.