Futebol

Declaração de Mbappé aquece rivalidade Europa x América do Sul antes da Copa

A última Copa do Mundo ganha pelo Brasil foi há vinte anos.

Publipost

O atacante francês do PSG e da Seleção Francesa, Kylian Mbappé, deu uma declaração que não agradou nem um pouco aos futebolistas sul-americanos, criando uma enorme polêmica no mundo do futebol.

Ele citou que seu país, a França e outras seleções europeias são as favoritas à conquista do título da Copa do Mundo do Catar. Acrescentou ainda que tanto o Brasil como a Argentina além de não enfrentarem grandes equipes nas eliminatórias, o nível de seu futebol não está equiparado ao praticado na Europa, bastando ver o domínio europeu nas últimas edições das Copas do Mundo. 

Mbappé não é o único que já está observando as principais forças do futebol mundial antes da Copa do Catar. Quem tiver um bom palpite pode entrar no Codigo-bonus.net para conferir quais são as seleções favoritas e suas odds nas melhores casas de apostas. No site Código Bonus ainda é possível ver quais promoções e ofertas são disponibilizadas para os aficionados.

Messi não gostou

O argentino Lionel Messi não perdeu tempo em rebater as declarações de seu companheiro de clube, dizendo que os europeus não fazem ideia das dificuldades de se jogar uma eliminatória na América do Sul. “Precisamos enfrentar equipes difíceis, enfrentar a altitude, o calor e as distâncias”, declarou.

Já o ex-atacante uruguaio Loco Abreu falou sem pestanejar que o francês deveria pesquisar mais sobre o assunto na Wikipédia antes de falar.

Fonte: Unsplash
Fonte: Unsplash

O comandante da Seleção Espanhola Luis Enrique também não concorda com a opinião do atacante francês a respeito do nível do futebol praticado na América do Sul.  Para ele os grandes favoritos para ganhar a Copa do Qatar são exatamente Argentina e Brasil.

Retrospecto recente dá peso aos europeus

Mas na realidade o futebol sul-americano chegará à Copa do Mundo do Qatar no final de 2022 com um jejum de 20 anos sem ganhar o título da competição. A última Copa do Mundo ganha pelo Brasil foi há vinte anos, o torneio histórico realizado no Japão e na Coréia do Sul simultaneamente em 2002.

Desde essa época o futebol sul-americano só esteve presente em uma final, curiosamente realizada no Brasil. A Argentina teve a chance do Tri contra a Alemanha em 2014, mas os europeus ganharam o título.

Os europeus têm dominado as últimas Copas do Mundo: em 2006 a Itália se sagrou campeã com a França vice, em 2010 a Espanha campeã e a Holanda vice, em 2014 a Alemanha campeã e em 2018 a França com a Croácia vice.

Contudo se observarmos o ranking das seleções ganhadoras de Copas do Mundo teremos o Brasil como único país com 5 Copas ganhas (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), com a Alemanha com 4 (1954, 1974, 1990 e 2014) e a Itália também com 4 títulos (1934, 1938, 1982, 2006) logo atrás. Argentina com 2 títulos (1978, 1986), França com 2 títulos (1988, 2018), Uruguai também com 2 títulos (1930, 1950), Espanha com 1 título (2010) e finalmente Inglaterra com 1 título (1966) completam a lista.

Essa aparente superioridade do futebol europeu sobre o Sul-Americano também pode ser observada nas últimas sete edições do Mundial de Clubes da Fifa. O último clube a conquistar o título foi o Corinthians em 2012, comandado pelo técnico Tite, atual treinador do Brasil

A diferença entre o futebol jogado na Europa e na América do Sul é um reflexo claro não só do poderio financeiro, mas também pelo calendário praticado principalmente no Brasil.

De qualquer maneira, a Copa do Mundo do Catar está bem próxima, começando em 21 de novembro deste ano e com a partida final no dia 18 de dezembro no Estádio Lusail na cidade de Lusail City, que fica a de 20 quilômetros da capital do Catar, Doha. 

Antecipar que seleção sairá campeã dessa concorrida competição é difícil, mas que as críticas feitas por Mbappé ao futebol Sul-Americano servirão como motivação extra tanto para Argentina como para o Brasil já é uma certeza. 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.