Ginásio da Barrigudeira

Lei de Incentivo garante construção de ginásio em SL

Secretários Joaquim Haickel e Pedro Fernandes lançaram a pedra fundamental da obra.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12
 Secretários Joaquim Haickel e Pedro Fernandes conversam com alunos da escola. (Foto: Biaman Prado)
Secretários Joaquim Haickel e Pedro Fernandes conversam com alunos da escola. (Foto: Biaman Prado)

SÃO LUÍS - A construção de um ginásio poliesportivo era um sonho antigo dos professores e alunos da Unidade Integrada Barbosa de Godóis, no bairro do Monte Castelo. Desde 2009, eles lutavam para conseguir recursos para realizar este objetivo. No entanto, foi somente com a criação da Lei de Incentivo ao Esporte, de autoria do secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, que o projeto do ginásio pôde sair do papel. Dentro de noventa dias, o Ginásio Poliesportivo da Barrigudeira, estará pronto para atender mais de 280 alunos de diversas escolas públicas da capital. E, nesta sexta-feira (1º), os secretários Joaquim Haickel e Pedro Fernandes (Educação) lançaram a pedra fundamental da obra em solenidade realizada na U.I. Barbosa de Godóis.

O Ginásio Poliesportivo da Barrigudeira, nome que homenageia uma das árvores mais antigas de São Luís, será uma praça esportiva moderna. Feliz com a construção do ginásio, que tem o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), o secretário Joaquim Haickel declarou que o novo local para a prática esportiva no Estado é a realização de um dos projetos mais importantes já atendidos pela Lei de Incentivo ao Esporte.

“Apesar deste projeto não ser o primeiro projeto realizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, na minha opinião, é o mais importante porque vai de encontro ao anseio mais fundamental da comunidade e da comunidade desportiva, dos beneficiários diretos da ação do esporte que são as crianças e os jovens, principalmente, de uma escola estadual que é celeiro do handebol maranhense. Fico muito honrado, feliz e orgulhoso que um projeto de nossa autoria se transformar numa realidade tão maravilhosa”, explicou Haickel.

 Área onde está sendo construída Ginásio da Barrigudeira. (Foto: Biaman Prado)
Área onde está sendo construída Ginásio da Barrigudeira. (Foto: Biaman Prado)

Antes da construção do ginásio, os alunos da U.I. Barbosa de Godóis praticavam suas atividades esportivas, principalmente o handebol, em ruas, estacionamentos, em quadras inadequadas. Para o secretário de Educação, Pedro Fernandes, a construção do Ginásio da Barrigudeira premia o trabalho desenvolvida pela instituição de ensino pública.

“Premia o trabalho da escola. A Lei de Incentivo, capitaneada pelo secretário Joaquim Haickel, faz com que esses jovens realizem o sonho de ter uma quadra decente, adequada para praticar o esporte. Fiquei muito satisfeito com a disposição do secretário Joaquim de nos presentear com outras quadras em nossas escolas”, declarou.

Nos últimos anos, mesmo sem contar com um local adequado para treinar, a garotada da U.I. Barbosa de Godóis teve um desempenho excelente nas competições esportivas. As equipes de handebol da escola estiveram nas finais das principais competições que disputaram como os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e as Olimpíadas Escolares.

“Para a Cemar, é uma honra muito grande poder patrocinar a construção da quadra. Eles já têm história de destaque no esporte sem quadra. Agora, vão ter mais incentivo para crescer. A Cemar quer desenvolver o nosso Estado e o esporte desenvolve o cidadão”, avaliou o gerente de Comunicação e Marketing da Cemar, Carlos Cardeal.

Superação

Foto: Biaman PradoA história da U.I. Barbosa de Godóis em conseguir uma quadra esportiva revela o lado da superação de professores e alunos para que o sonho se tornasse realidade. Um dos exemplos mais marcantes nesta trajetória que teve início em 2009 é a jovem Adriane Araújo (foto), de apenas 13 anos.

Capitã do time Infantil de handebol, Adriane perdeu a mãe exatamente naquele ano. Com apenas 10 anos, a jovem passou por momentos difíceis, mas descobriu no esporte uma forma de superar a dor da perda. Ela acreditou no sonho dos professores e amigos e, por meio do esporte, aprendeu a superar as adversidades da vida.

“O handebol me ajudou a ter mais disciplina na minha vida e a ser uma pessoa melhor. A morte da minha mãe foi um momento difícil porque não eu estava acostumada a viver sem ela, mas tive que superar e o esporte me ajudou a superar algumas dificuldades da vida. Se minha mãe estivesse aqui, ela estaria muito orgulhosa de mim. A construção do nosso ginásio é o reconhecimento do nosso trabalho. Lutamos para conquistarmos essa quadra. É um mérito nosso”, lembrou.

De acordo com o professor Eduardo Telles, a concretização do sonho da U.I. Barbosa de Godóis adquirir um ginásio só foi possível graças ao empenho de todos que lutam diariamente para o crescimento do esporte no Estado.

“Às vezes você acha que sonhar é uma coisa difícil, mas quando você sonha em grupo, o sonho fica mais fácil de se realizar. A Lei de Incentivo veio para auxiliar os projetos e sonhos. Ela presta serviço às federações, entidades, atletas. A Sedel e o governo do Estado fizeram um benefício maravilhoso para o esporte”, disse Telles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.