Troféu Mirante Esporte

Troféu Mirante: homens lideram ranking de conquistas

No entanto, maior vencedora do Troféu Mirante é uma mulher.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
(Reprodução)

SÃO LUÍS – Em onze edições já realizadas, o Troféu Mirante Esporte já premiou 28 modalidades esportivas e consagrou homens e mulheres. No entanto, na história da maior premiação esportiva, os homens possuem vantagem em número de troféus, apesar de que, a cada ano, mais mulheres sejam indicadas para o TM. Em algumas modalidades – automobilismo, beach soccer, ciclismo, futebol, futsal, kart, surfe, taekwondo, tiro esportivo e xadrez – nunca uma mulher foi agraciada com o troféu.

No geral, os homens estão à frente em 18 modalidades esportivas. As mulheres vencem em 9 esportes e, apenas no fisiculturismo, há o empate em número de conquistas.

Na escolha do Melhor Atleta, tanto pela votação do júri oficial, quanto pela votação popular, os homens possuem mais troféus. Na disputa oficial, são 9 vitórias masculinas contra 4 femininas. Na votação popular, a vantagem dos homens é mínima: 6 contra 5.

Em contrapartida, é uma mulher que atualmente é a maior vencedora do Troféu Mirante Esporte. Jaynara Sousa Macedo, do tênis de mesa, possui seis conquistas na história do prêmio: 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2012.

E aí, quem vai levar a melhor o Troféu Mirante Esporte desta vez? Homens ou mulheres? Clique aqui e escolha os melhores atletas de 2016.

Votação

A votação popular da décima segunda edição do Troféu Mirante Esporte está aberta até o dia 23 de janeiro. Os vencedores das 27 modalidades em disputa serão conhecidos no dia 26 de janeiro, em cerimônia no auditório Alberto Abdalla (Fiema), com a participação dos atletas, federações, autoridades, familiares e patrocinadores.

O Troféu Mirante Esporte tem o patrocínio de Armazém Paraíba, Omega Energia e Cemar.

RANKING DE CONQUISTAS (POR MODALIDADE)

HOMENS

Automobilismo

Badminton

Beach Soccer

Ciclismo

Futebol

Futsal

Hipismo

Jiu-Jítsu

Jogo de Damas

Judô

Kart

Motociclismo

Natação

Surfe

Taekwondo

Tiro Esportivo

Triatlon

Xadrez

MULHERES

Atletismo

Basquete

Capoeira

Ginástica

Handebol

Karatê

Tênis de Mesa

Tênis de Quadra

Vôlei

EMPATE

Fisiculturismo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.