Troféu Mirante Esporte

Iziane recebe homenagem ao sobrinho Ruan Miranda no Troféu Mirante Esporte

Ruan, de 22 anos, dá continuidade ao legado de Iziane e atualmente joga na NBA G-League.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Iziane Castro recebeu o prêmio especial do Troféu Mirante Esporte em nome do sobrinho Ruan Miranda.
Iziane Castro recebeu o prêmio especial do Troféu Mirante Esporte em nome do sobrinho Ruan Miranda. (Reprodução)

SÃO LUÍS - A 19ª edição do Troféu Mirante Esporte, cuja cerimônia de premiação ocorreu na noite de quinta-feira (14), no Teatro Arthur Azevedo, contou com uma homenagem especial para um jovem talento do basquete maranhense: o pivô Ruan Miranda, que atualmente defende o Capitanes de Ciudad de México na Liga de Desenvolvimento da NBA (NBA G League). A multicampeã Iziane Castro, tia de Ruan, recebeu o prêmio em nome do pivô e ressaltou a importância do esporte na vida de toda a família.

"Receber esse prêmio em nome do meu sobrinho Ruan é justamente entender o que o legado significa. Eu acho que Ruan concretiza, em vida, o que é o meu legado, simboliza aquilo que a minha profissão e a minha vida trouxeram para dentro da minha casa, que é o entendimento de que o esporte é uma opção de vida, de mudança, de educação, de conquistar grandes coisas. Esse entendimento se deu por meio da minha irmã mais velha, que é a mãe do Ruan, que criou ele dentro desses preceitos. Eu coloquei ele em vários esportes, entendendo que o esporte é fundamental na formação humana de crianças e adolescentes, mas vi que ele tinha os potenciais físicos e intelectuais para se tornar um grande atleta, o que aconteceu com os próprios esforços e as próprias lutas dele. Hoje ele está brilhando na NBA G-League, com foco na coroação final de qualquer atleta de basquete, que é chegar na NBA. Receber esse prêmio é uma felicidade imensa para todos nós", afirma Iziane Castro, que atuou na WNBA (liga profissional dos Estados Unidos), foi campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF) em 2016 pelo Sampaio Basquete e defendeu a Seleção Brasileira em duas Olimpíadas e três Mundiais.

Ruan Miranda, de 22 anos, acumulou passagens por Sampaio Basquete, Flamengo, Cerrado e Paulistano até chegar ao Capitanes de Ciudad de México. Em sua curta carreira, o pivô já conquistou dois títulos do Novo Basquete Brasil (NBB) em 2019 e 2021, além de faturar a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), o Campeonato Paulista e a Champions League Americas.

Pela Seleção Brasileira, Ruan Miranda já faturou o título do Globl Jam na categoria Sub-23 e conquistou resultados expressivos no 3x3, garantindo a inédita quarta colocação na Copa do Mundo de Basquete 3x3 e disputando os Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Em fevereiro, o pivô maranhense foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira Principal, que disputou dois jogos contra o Paraguai nas Eliminatórias para a Copa América de Basquete (AmeriCup).

A 19ª edição do Troféu Mirante Esporte premiou os principais nomes do esporte maranhense em 28 modalidades, além de eleger a federação destaque e os atletas do ano pelo júri popular e técnico. Heitor Dhamer, do karatê, levou o prêmio do júri popular, enquanto Adriele Rocha, do beach soccer, garantiu o bicampeonato no júri técnico do “Oscar do Esporte Maranhense”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.