RIO DE JANEIRO - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na noite desta sexta-feira (4), que a partida entre Brasil e Uruguai, marcada para o dia 19 de novembro e válida pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, será realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Estádio Castelão, em São Luís, apareceu como candidato a sediar o duelo da Seleção Brasileira diante dos uruguaios, mas perdeu a disputa contra a capital baiana, cujo maior estádio foi reinaugurado em 2013 e já recebeu jogos da Copa das Confederações, da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.
"A CBF receberá a Fonte Nova com cerca de 20 dias de antecedência para preparar todo o estádio para o confronto. Salvador cumpre todas as exigências feitas pela CBF para a realização da partida, como centros de treinamentos de alto padrão, rede hoteleira e uma das maiores malhas aéreas para atender torcedores e delegações", diz a nota divulgada pela CBF.
Por causa da possibilidade de receber o jogo entre Brasil e Uruguai, o Estádio Castelão passou por uma série de reformas, com o objetivo de garantir mais conforto e segurança aos jogadores e aos torcedores do futebol maranhense, além de modernizar o espaço, obedecendo aos padrões da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para receber grandes eventos esportivos.
Entre as principais obras no Estádio Castelão, estão a instalação de dois novos telões em LED, modernização das catracas de acesso, ajustes na sonorização para melhorar a qualidade do som durante as partidas e reforma dos vestiários com novos armários e esquadrias. Além disso, foi feita a atualização do sistema de videomonitoramento e sala de monitoramento, bem como a instalação de iluminação adequada em todos os acessos do estádio e no Complexo Esportivo Canhoteiro, no bairro Outeiro da Cruz, que integra o Castelão.
Os bancos de reservas do Estádio Castelão também foram revitalizados, passando a contar com 23 lugares, atendendo às regras da Fifa, e a sala de imprensa recebeu melhorias para atender melhor os jornalistas. O fosso ao redor do campo recebeu telas de segurança, um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) foi instalado para garantir proteção ao estádio durante tempestades e toda a área do Castelão ganhou nova identidade visual, além de sinalização.
No dia 19 de setembro, o presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, e o secretário de Esporte e Lazer do Maranhão, Naldir Lopes, chegaram a se reunir com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, para debater a possível realização de Brasil e Uruguai em São Luís. Na ocasião, foi solicitada uma nova vistoria da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ao Estádio Castelão.
A Seleção Brasileira já disputou quatro partidas no Estádio Castelão, sendo a última delas em 2001, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Precisando derrotar a Venezuela para carimbar o passaporte no Mundial, o Brasil contou com o apoio do torcedor maranhense e conquistou uma vitória histórica por 3 a 0. Embalada pela classificação em São Luís, a Seleção Brasileira fez uma Copa do Mundo inesquecível e conquistou o pentacampeonato em 2002.
Antes do jogo histórico contra a Venezuela, o Brasil venceu Portugal por 3 a 1 em 1982, goleou o Peru por 4 a 0 em 1986 e empatou com a Iugoslávia por 1 a 1 em 1998, em partida que marcou a estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo no comando da Seleção Brasileira.
Saiba Mais
- Jogo da Seleção Brasileira esperado em São Luís tem definição
- Reunião discute possibilidade de Brasil x Uruguai no Estádio Castelão
- Jogadores de Moto e Sampaio usaram vestiários recuperados no Castelão
- Show de humor no estádio Castelão terá cadeiras no gramado
- Palco de show é montado no gramado do Castelão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.